quarta-feira, 29 de abril de 2020

RINGO STARR - EARLY 1970 - SENSACIONAL!!!✶✶✶✶✶


"Early 1970" é uma música composta e gravada por Ringo Starr, lançada em abril de 1971 como o lado B de seu single "It Don't Come Easy". A letra foi claramente inspirada pelo fim dos Beatles e documenta o relacionamento de Ringo com seus ex-colegas de banda, John Lennon, Paul McCartney e George Harrison. Os versos comentam, por sua vez, a vida pessoal dos ex-Beatles e a probabilidade de cada um deles vir a tocar com Ringo novamente, senão os três; no verso final, Ringo reconhece suas limitações musicais antes de expressar a esperança de que todos os ex-Beatles tocarão juntos no futuro. Os comentaristas descreveram "Early 1970" como "um rascunho de um tratado de paz" e "uma carta aberta e desarmante" de Ringo Starr aos três ex-companheiros.
Ringo gravou a música com o título de trabalho "When Four Nights Come to Town", em Londres em outubro de 1970, no meio das sessões do álbum John Lennon / Plastic Ono Band de Lennon. A gravação traz contribuições de George Harrison e do baixista alemão Klaus VoormannO efeito do rompimento dos Beatles no baterista Ringo Starr foi "arrasador". Embora o 'anúncio oficial' tenha ocorrido em 10 de abril de 1970, o fim do grupo foi iniciado desde a declaração de John Lennon durante uma reunião em setembro de 1969 de que ele queria um "divórcio" de seus colegas Beatles. Em uma entrevista de fevereiro de 1970 na revista Look, no meio das sessões de seu primeiro álbum solo, Sentimental Journey, Ringo explicou sua desorientação: "Eu continuo olhando em volta e pensando onde eles estão? O que eles estão fazendo? Quando será? eles voltam e falam comigo?". Esses sentimentos "formam a base" da composição "Early 1970".
As quatro estrofes simples da música se referem a cada um dos Beatles. Na primeira, Ringo aborda seu relacionamento tenso com McCartney, cuja recusa em ter seu próprio álbum solo de estreia retido na agenda de lançamentos da Apple Records, para permitir Sentimental Journey e o álbum Let It Be dos Beatles, um confronto entre os dois músicos. O incidente ocorreu na casa de St. John's Wood de McCartney em 31 de março de 1970 e, segundo o biógrafo dos Beatles Peter Doggett, teve um "efeito grave" na amizade de Ringo e McCartney, contribuindo para que este anunciasse sua saída da banda. Em "Early 1970", os versos de Ringo se referem à situação doméstica de McCartney, em sua fazenda na Escócia com a esposa Linda e sua filha recém-nascida Mary. "Vive em uma fazenda, tem muito charme, bip, bip... Ele não tem vacas, mas com certeza tem muitas ovelhas, e esposa nova e uma família... E quando ele vier à cidade, me pergunto se ele vai tocar comigo".
Na segunda estrofe, Ringo se refere às camas de Lennon e Yoko Ono em 1969 pela paz e, na linha "Eles gritaram e choraram, agora estão livres", às suas experiências mais recentes com Arthur Janov no tratamento de terapia do grito primal. As últimas experiências inspiraram os álbuns solo do casal em 1970, John Lennon / Plastic Ono Band e Yoko Ono / Plastic Ono Band, ambos com Ringo Starr na bateria. Ele também cita a palavra "Cookie!" de uma maneira gutural, semelhante ao Cookie Monster da Vila Sésamo. O verso termina com o comentário otimista de Ringo sobre Lennon: "E quando ele chegar à cidade, eu sei que ele vai tocar comigo".
Na estrofe seguinte, Ringo descreve Harrison como "um tocador de guitarra de cabelos compridos e pernas cruzadas" cuja esposa "de pernas longas", ex-modelo Pattie Boyd, está "no jardim colhendo margaridas" para suas refeições vegetarianas. Em contraste com McCartney e Lennon, RingoHarrison como "sempre na cidade tocando comigo". No verso final autobiográfico da música, Ringo se refere a suas próprias falhas musicais. Então conclui a música declarando: "E quando eu for para a cidade, quero ver todos os três".

Nenhum comentário: