quinta-feira, 23 de abril de 2020

THE BEATLES - YOU CAN'T DO THAT - SENSACIONAL!*****


A sensacional "You Can't Do That" (Você não pode fazer Isso) foi o lado B do compacto "Can't Buy Me Love", lançado em 16 de março de 1964 (EUA) e 20 de março de 1964 (Reino Unido), que arrasou nas vendas em todo o mundo. Nos EUA, ganhou um disco de ouro logo no dia do lançamento e vendeu 2 milhões de cópias. "You Can't Do That" também é a penúltima faixa do álbum A Hard Day's Night. John Lennon a compôs inspirado por Wilson Picked, cantor negro americano de soul, que fazia muito sucesso no início dos anos 60 e que, no começo dos 70, gravaria Hey Jude.

"You Can't Do That" foi originalmente planejada para ser o Lado A do sexto single dos Beatles no Reino Unido, até Paul McCartney aparecer com Can't Buy Me Love. Naquele ano, 1964, John e Paul já estavam escrevendo juntos com menos frequência, e a qualidade de “Can't Buy Me Love” estimulou Lennon a escrever a maior parte das músicas do álbum A Hard Day's Night.

A maioria das letras autobiográficas de John Lennon mostram o ciúme e a possessividade que ele sentia pelas mulheres da época. “A letra é ameaçadora, cantada por um personagem violento. Ele fala que tem uma coisa para dizer que pode machucar a garota. Se ele a pegar conversando de novo com outro certo rapaz, vai deixá-la estirada no chão. Diz que já avisou que ela não pode fazer isso. É a segunda vez que a flagra conversando com o rapaz, e pergunta se vai ter que dizer mais uma vez. Acha que é um pecado, mas vai deixá-la mal, largada no chão. Ele está preocupado com a opinião da rapaziada: diz que todo mundo está bobo, porque foi ele que ganhou o amor dela. Mas os outros ririam na cara dele, se vissem a garota conversando com o outro rapaz daquele jeito. Por isso ele pede que ela o ouça, se quiser continuar a ser dele ou então vai perder a cabeça". Steve Turner.Resultado de imagem para john lennon gif
"You Can't Do That"  foi lançada pela primeira vez em março de 1964. Mais tarde, reapareceu no lado 2 do álbum A Hard Day's Night no Reino Unido, e nos Estados Unidos no lançamento da Capitol, The Beatles 'Second Album. A música se tornou parte do repertório ao vivo dos Beatles em 1964 e era geralmente a segunda música tocada - depois de 'Twist And Shout' - durante sua turnê australiana em julho e em sua turnê de agosto a setembro nos EUA e Canadá.

"You Can't Do That" foi gravada em 25 de fevereiro de 1964. Os Beatles também começaram 'And I Love Her' e 'I Should Know Known Better' no mesmo dia, embora não tenham terminado durante a sessão. "You Can't Do That" foi concluída em nove tomadas, das quais apenas quatro foram concluídas. Apresentou o primeiro uso proeminente por George Harrison de sua nova guitarra Rickenbacker de 12 cordas, dada a ele enquanto estava em Nova York para o The Ed Sullivan Show. O instrumento deu à música seu som característico de carrilhão, ouvido com mais destaque na introdução e no final.

Uma das principais forças da música está nos vocais de harmonia de McCartney e Harrison. O solo áspero e pronto da guitarra, enquanto isso, foi realizado por Lennon - a primeira ocorrência desse tipo em um lançamento dos Beatles“You Can't Do That” foi produzida por George Martin (claro!) e teve Norman Smith como Engenheiro. John Lennon arrasa nos vocais, toca guitarra rítmica e solo; Paul McCartney faz backing vocals, toca baixo e cowbell; George Harrison também faz backing vocals e toca guitarra rítmica de 12 cordas e Ringo Starr toca sua bateria e bongô. Além do single e do álbum A Hard Day’s Night (1964), “You Can't Do That” aparece também em The Beatles' Second Album (1964), Anthology 1 (1995), On Air - Live at the BBC Volume 2 (2013), Live At The Hollywood Bowl (1976) e Rock “n” Roll Music (1976).

Um comentário:

roque22 disse...

Muito legal.Gosto de escuta-la na sequencia do disco Rock'n Roll Music.