segunda-feira, 26 de outubro de 2020

JOHN LENNON - #9 DREAM - MARAVILHOSA!✶✶✶✶✶


"# 9 Dream" foi composta, gravada e lançada por John Lennon pela primeira vez em 1974 em seu álbum Walls and Bridges. Foi o segundo single do álbum tendo "What You Got" como lado B. "# 9 Dream" é baseada em um sonho de Lennon, e no sonho, alguns 'espíritos' estão cantando "Ah! Böwakawa poussé, poussé" e chamando por seu nome. A razão do "# 9" é puramente fixação que Lennon tinha por esse número. JOHN LENNON E O NÚMERO 9.

Lennon gostou tanto do arranjo de cordas que fez para a versão de Harry Nilsson de “Many Rivers to Cross", do álbum Pussy Cats, que decidiu incorporá-la à nova música que estava trabalhando. "# 9 Dream" era uma refrescante ponte entre o pop psicodélico dos Beatles e o soul atmosférico que viria a seguir, antecipando o som de artis­tas futuros, de Hall and Oates a Bon Iver.

May Pang (a namorada do fim-de-semana perdido) - participou dos backing vocals de "Dream". Ela diz em seu site, que haviam dois títulos de trabalho para a música: "So Long Ago" e "Walls & Bridges". Pang também afirma que a frase repetida em coro: "Ah! Böwakawa poussé, poussé", veio a Lennon de um sonho e não tem nenhum significado específico. Pang acrescentou que Al Coury da Capitol Records inicialmente protestou contra o uso da palavra "buceta" no refrão, mas depois que Lori Burton, esposa do engenheiro de estúdio Roy Cicala, sugeriu que deveria ser cantada como "poussé", como se em uma língua estrangeira, as letras foram mantidas. No entanto, para aqueles que acreditam na teoria da conspiração de que Lennon teria vendido sua alma, "Ah! Böwakawa poussé, poussé" seriam palavras de invocação do sem nome). Lennon escreveu e arranjou a música em torno de seu sonho, daí o título e a atmosfera dando a sensação de de realmente estar num sonho, incluindo o uso de violoncelos no refrão.

Participaram da gravação: John Lennon - vocal e guitarra; The 44th Street Fairies (Lennon, May Pang, Lori Burton, Joey Dambra)backing vocals; Ken Ascher – clavineta; Jesse Ed Davis – guitarra; Nicky Hopkins - piano elétrico ; Arthur Jenkins – percussão; Jim Keltner – bateria; Bobby Keys – saxophone; Eddie Mottau – guitarra e Klaus Voormann – baixo. "# 9 Dream" atingiu o número 9 na Billboard Hot 100 (coincidência?) e número 23 na parada de singles britânica.

A banda REM gravou uma versão de "# 9 Dream" lançada como single do álbum beneficente de 2007 “Instant Karma: The Amnesty International Campaign to Save Darfur” O A-Ha tmbém gravou outra versão que aparece no mesmo álbum. O romancista inglês David Mitchell intitulou seu segundo livro de “number9dream” em homenagem a John Lennon. A cantora irlandesa Andrea Corr gravou "# 9 Dream" no seu álbum Lifelines de 2011.

2 comentários:

Pedrito disse...

Maravilhosos efeitos que dão uma camada " onírica " na musica

Ótimo trabalho principalmente dos guitar mans

roque22 disse...

Uma das musicas que mais curti dos discos solos de Lennon.