domingo, 25 de outubro de 2020

THE SWINGING BLUE JEANS - NOBODY BUT ME - SENSACIONAL!


Formado em Liverpool em 1961 como The Bluegenes, The Swinging Blue Jeans seguiu o mesmo caminho para o sucesso que muitos de seus contemporâneos Merseybeats no início dos anos 1960. Começaram com uma banda de skiffle com instrumentos precários e foram se profissionalizando. Depois de tocar em vários salões de dança locais e compromissos em clubes, incluindo o Cavern Club, eles viajaram para a Alemanha e se apresentaram no Star Club, em Hamburgo. Os 'Jeans' tinham sua própria 'Tuesday Guest Night' enquanto eram banda permanente no Cavern. Uma das primeiras bandas que eles tiveram como convidados foram os Beatles. Os dois grupos se tornaram amigos e existia uma rivalidade sadia entre eles, mas tecnicamente, os Beatles estavam anos-luz na frente.

A formação clássica do Swinging Blue Jeans era: Ray Ennis, guitarra; Les Braid, baixo e teclados; Norman Kuhlke, bateria e Ralph Ellis, guitarra. Em 1962, eles assinaram um contrato de gravação com a HMV Records e seu single de estreia "It's Too Late Now" em 1963 apenas rastejou nas paradas britânicas no número 30. O próximo, “Hippy Hippy Shake” (que os Beatles também tocaram em Hamburgo) chegou ao Top 10. Seu lançamento seguinte, “Good Golly Miss Molly”(idem), seguiu o exemplo do seguinte, “You're No Good”, chegando ao número 3 nas paradas.

Uma das bandas de boa hora da Grã-Bretanha, eles eram um grupo visual essencial e nunca poderiam esperar capturar a emoção de suas apresentações ao vivo no álbum. E, depois de pontuar nas paradas mais uma vez com “Don't Make Me Over” em 1966, sua carreira entrou em declínio acentuado. No entanto, apesar de várias mudanças na formação, o Swinging Blue Jeans ainda resistiu por muitos anos. Até maio de 2010, quando optou pela aposentadoria, os 'Jeans' ainda contava com o membro formador original Ray Ennis - voz principal e guitarra.

A formação mais recente contou com Alan Lovell, guitarra e vocais, Peter Oakman, baixo e vocais, Jeff Bannister, teclados, guitarra e voz e Graham Hollingworth, bateria.

Nenhum comentário: