quarta-feira, 7 de outubro de 2020

JOHN LENNON - CLEANUP TIME - SENSACIONAL!


"A luz do luar sobre a água, a luz do Sol no meu rosto. Você e eu juntos, nós estamos na nossa casa, os deuses estão no paraíso, os anjos nos tratam bem. O oráculo falou, nós lançamos o feitiço perfeito". "Cleanup Time" é a 3ª faixa do último álbum de John Lennon em vida, Double Fantasy, lançado em 17 de novembro de 1980.
Como algumas outras canções de Double Fantasy, incluindo o single "(Just Like) Starting Over", um dos temas de "Cleanup Time" é o renascimento, e o outro, como em "Watching the Wheels" é Lennon "chegando a um acordo com seus anos tranquilos”. Ele compôs a música nas Bermudas em junho de 1980, inspirado por uma conversa por telefone que teve com Jack Douglas, que se tornaria o produtor de Double Fantasy. Os dois discutiram os anos 1970 e como as pessoas estavam limpando seus hábitos com álcool e drogas, e a conversa terminou com Douglas dizendo "Bem, é hora de limpar, certo?" e Lennon respondendo "Com certeza é".

Lennon começou a tocar um boogie no piano e escreveu "Cleanup Time" no processo. Depois de desenvolver o lick de piano e ter o título, ele escreveu a letra em torno de uma concepção da casa dele e de Yoko Ono, no Dakota, como sendo metaforicamente o Palácio de Versalhes. A música reflete a realidade do casal limpando suas dietas e finanças, bem como seus hábitos de drogas, e relata o que os cinco anteriores anos de distância das gravações significaram para eles. "Cleanup Time", como a canção dos Beatles de Lennon "Cry Baby Cry", incorpora elementos da rima infantil. As referências ao rei estar na cozinha e à rainha contando o dinheiro são autobiográficas.

"Cleanup Time" começou a ser gravada no Hit Factory em Nova York em 13 de agosto de 1980. Overdubs de trompa foram adicionados em 5 de setembro e o vocal de Lennon foi gravado em 17 de setembro. A mixagem foi concluída por Yoko Ono em 18 de outubro. Foi a última música de Double Fantasy a ser concluída. John Lennon - vocal, guitarra base; Earl Slick, Hugh McCracken - guitarra solo; Tony Levin – baixo; George Small – teclados; Howard Johnson , Grant Hunderford, JD Parran , Seldon Powell , George 'Young' Opalisky, Roger Rosenberg, David Tofani , Ronald Tooley – Horns; Andy Newmark – bateria e Arthur Jenkins – percussão.

4 comentários:

Margareth (Margô) disse...


Bem legal a música. E interessante a história dela.

E saber que meses depois ele foi assassinado.

Edu disse...

Pois é Margô... isso o oráculo não previu! Valeu!

Zjskxjejddj Larsom disse...

Muito do que o Fred Seaman disse estava certo apesar do picaretismo dele nos anos 80....

roque22 disse...

Uma das melhores do Double Fantasy. Disco de Lennon que mais escutei (e escuto) ao lado do Rock'n Roll.