sábado, 31 de julho de 2010

HANS DONNER - MUITO ALÉM DO PLIM-PLIM!


O genial Hans Donner, o homem que criou a “cara” da Rede Globo, hoje faz 62 anos. Donner é um designer austríaco nascido na Alemanha e naturalizado brasileiro. Seu trabalho mais conhecido é a criação da logomarca e identificação visual da Rede Globo de televisão. É o responsável pelas vinhetas e peças de abertura de quase todos os programas da emissora. Exemplos de seu trabalho são as aberturas dos programas Viva o Gordo, TV Colosso, TV Xuxa, TV Pirata, Doris para maiores, Zorra Total, Fantástico, Clip Clip, Sai de Baixo, Minha Nada Mole Vida, Xuxa Park,tambem a vinheta da RBS TV e abertura de telenovelas como Caminho das Índias, Senhora do Destino, América, Belíssima, Eterna Magia, Selva de Pedra, Beleza Pura entre tantos outros. Também é criador de vários objetos como móveis e relógios como o Timension, antigo Time Dimension. Foi casado com a globeleza (que ele criou!) Valéria Valenssa, e tem dois filhos. Também foi casado com a atriz e garota do Fantástico Isadora Ribeiro. Parabéns, Hans Donner! Escolheu bem! Agora, a gente relembra a abertura do Fantástico de 1983 – padrão globo de qualidade!



2 comentários:

KRÜGER disse...

O cara era foda... tá meio sumido ultimamente.

Anônimo disse...

Para mim, minha opinião, ele não é designer. Design é função - propósito e proposta de solucionar um problema de comunicação entre pessoas e meio.

As diretrizes do design funcionalista da Bauhaus, Ulm, Suíço, do DeStijl, enfim...da história do design...se encontram na semântica da matemática, física, antropologia, comunicação, psicologia e afins...

Em nenhuma de suas obras ele respeitou um destes preceitos. Assemelhou-se ao styling, estilismo americano de justificar e agregar valor onde não existe - devido a ascensão do marketing.

Espero sinceramente que os designers brasileiros contemporâneos estudem bastante para que saibam diferenciar artista de designer.


Como disse anteriormente, minha opinião. Sintam-se a vontade para criticar. =D

O mundo é melhor onde existem diferenças.