quarta-feira, 7 de julho de 2010

Y NOT - UM ÁLBUM NOTA 10

No ano em que completa setenta anos de idade, Ringo Starr comemora por antecipação com disco novo na praça. O álbum, “Y Not”, está disponível em três formatos: CD, LP e 'digital download', que tanto pode ser feito faixa a faixa como por inteiro. No mesmo dia do lançamento (12.01) Ringo se entregou entusiasmado a uma maratona de aparições em programas de rádio e televisão para divulgar o novo trabalho na América, exibindo invejável forma física, bom humor, e disposição de iniciante. “Y Not” saiu pelo selo Hip-O Records e é uma deliciosa surpresa do primeiro ao último take. Depois do longo período de parceria com Mark Hudson e The Roundheads, Ringo decidiu fazer as coisas inteiramente a seu modo, e, com efeito, assina sozinho e pela primeira vez a produção de um disco de sua carreira solo. Vale o registro de que ele já tinha sido co-produtor em vários álbuns desde 1970, mas neste há diferenças. E marcantes.
Ringo Starr em branco e preto na capa e preto no branco no conteúdo de “Y Not”, um despretensioso disco de rock and roll gravado em clima de festa e com a ajuda importante de amigos e convidados especiais. Passaram pelos estúdios ou ajudaram na autoria das canções nomes como Paul McCartney (baixo/vocais), Joe Walsh (guitarra), Dave Stewart (guitarra), Steve Dudas (guitarra), Benmont Tench (teclados), Don Was (baixo), Mike Bradford (baixo), Bruce Sugar (co-produção, engenharia de som e teclados), Joss Stone (vocais), Ben Harper (vocais), Richard Marx (vocais), Ann Marie Calhoun (violino), Tina Sugandh (vocal e tabla), Edgard Winter (metais) e ainda os colaboradores especiais Glen Ballard, Van Dyke Parks, Gary Nicholson, Gary Wright e Gary Burr.

Ao contrário do anterior Liverpool 8, “Y Not” é bem mais coeso. Enquanto naquele a faixa título se destacava das demais, neste há muito mais unidade - que sobressai no detalhe, nas sutilezas das canções e dos arranjos. Também não há altos e baixos. Ringo trabalhou tranqüilo, sem pressa e de forma discreta na montagem deste novo disco, enquanto o mundo só tinha olhos e expectativas para o lançamento digital dos boxes mono e estéreo e da aventura experimental e futurista do game 'The Beatles Rock Band'. Quando “Y Not” virou notícia já estava pronto, e com todo o planejamento estratégico de divulgação montado. E qual é o perfil do novo álbum? “Y Not” se destaca logo por ser um disco rápido e de canções curtas como os primeiros dos Beatles. São dez faixas encaixadas num disquinho que dura apenas 36 minutos e 51 segundos, ou seja, quase o mesmo tempo de um A Hard Days Night. Há outras boas surpresas. Gravado com o que existe de melhor em tecnologia digital, o álbum apresenta mixagem propositalmente retrô (e muito bem vinda) onde é possível distinguir instrumentos 'pendurados' de um lado e de outro do estéreo como nas velhas produções de George Martin e dos Beatles.

Recentemente debatemos essa questão nos reviews dos boxes mono e estéreo, observando as dificuldades de montagem dos mixes nos anos sessenta com poucos canais disponíveis. Também lamentamos a despreocupação com a inventividade da mixagem nos dias atuais, mesmo com o processo de gravação digital oferecendo infindáveis possibilidades para a 'mistura' dos sons. Como hoje a música não é mais tratada como um acontecimento, parece não haver muita preocupação em editar. Podia ser diferente se o padrão de mixagem estéreo fosse capaz de lhe fazer 'sentir' a canção como no passado. “Y Not” se dá bem nesse aspecto, pois se vale da modernidade para produzir mixes diferentes do usual e que de fato chamarão a atenção dos mais atentos.

Ao que parece Ringo Starr trabalhou muito bem com o 'pan' da mesa de som. A audição ao centro do estéreo oferece criativos duelos de guitarras, pianos, órgãos, e a proeminente percussão de um lado e outro das caixas acústicas. O clima obtido se assemelha à coisa do 'ao vivo no estúdio', ou no mínimo permite que o ouvinte imagine os músicos tocando. E o melhor de tudo é que Ringo continua fazendo pulsar bem seu kit Ludwig. Outro destaque a meu ver é a voz. Se nunca foi um vocalista com o peso de John Lennon, Paul McCartney ou George Harrison, o timbre do baterista permanece como no tempo dos Beatles. A voz é aquela mesma, inconfundível e nem a passagem do tempo a deteriorou significativamente. Outro aspecto digno de nota em “Y Not” é a inusitada participação da jovem (e bela) Joss Stone num take arrebatador em que o 'dono' do disco passa a condição de coadjuvante nos backing vocals enquanto ela brilha como ídolo da nova geração. Com um pouco de ousadia essa música renderia um vídeo clipe que por certo levaria Ringo para a MTV e similares.

O novo CD de Ringo Starr tem concepção simples, e não disponibiliza edição de luxo alternativa com DVD ou faixas bônus. Nas versões à venda na Europa e Estados Unidos o encarte não contém as letras das canções, opção que por certo só será disponibilizada no álbum japonês. Também não apareceu um 'advanced single'. Por ora a única providência nesse sentido foi a distribuição às rádios na América e Europa de um disquinho (CD-R) com a 'faixa de trabalho', Walk With You. A versão em LP também não apresenta requintes e a capa é simples. Itens promocionais de “Y Not”? Dois apenas. Uma camiseta vendida com exclusividade pelo site www.ringostarr.com e um inusitado imã de geladeira! Na embalagem do CD chama atenção uma 'tarja' promocional onde é anunciado: “10 excitantes novas colaborações com Ringo - incluindo Walk With You e Peace Dream com Paul McCartney e Fill in the Blanks e The Other Side of Liverpool com Joe Walsh”. Curiosamente não há menção a participação de Joss Stone.

“Y Not” é uma corruptela de Why Not, e - porque não - um homem que já fez de tudo, não podia atuar como produtor de seu próprio disco? O resultado foi o melhor possível. E 2010 promete outras emoções, já que com o novo lançamento, Ringo Starr 'tomou gosto' e anunciou a volta da All-Starr Band em uma turnê de verão que percorrerá os Estados Unidos de costa a costa. Os shows começam no final de junho e até a festa de comemoração de seus setenta anos se dará 'na estrada', no dia sete de julho. Será em pleno palco do Radio City Music Hall, em Nova York, num evento que deve receber muitos convidados e será filmado para possível lançamento. Na mesma ocasião Ringo ganhará uma 'estrela' na Calçada da Fama, em Hollywood. “Will you still need me/will you still feed me/when I'm 70?" Why not?

Fonte: PORTAL BEATLES BRASIL – O Início, o Fim e o Meio da Beatlemania Nacional
www.thebeatles.com.br

Para fazer o download do discão,clique no link:
http://www.4shared.com/file/4P2RUW7g/RS_YNOT_obaudoedublogspotcom.html

Espero que gostem do tanto que eu gostei! Parabéns, Ringão! Espero ainda poder contar com seus novos lançamentos por muitos anos! Abração a todos! Valeu!

4 comentários:

Edu disse...

Parabéns, querido amigo! Quero fazer a capa do seu próximo álbum. Ok?

Eduardo Sales disse...

Ringo, vc é o melhor baterista de todos os tempos !
Parabéns e felicidades !
Sucesso, vc sempre teve !
Abraços,

Anônimo disse...

yeah!

Anônimo disse...

ADOREI! Dora