sexta-feira, 23 de julho de 2010

JANE BIRKIN - JE T'AIME... MOI PLUS


Jane Birkin teve sua carreira projetada depois de aparecer no filme "Blow Up - Depois Daquele Beijo" de Michelangelo Antonioni de 1966, onde fazia uma adolescente que queria ser fotografada pelo personagem de David Hammings.

Em 1968 fez um teste para interpretar o papel principal no filme francês "Slogan", onde conheceu seu segundo marido, Serge Gainsbourg com quem gravou a sensualíssima "Je 'taime...moi non plus", censurada no Brasil, Portugal, Espanha e Reino Unido. Com ele teve Charlotte Gainsbourg que também é cantora.

Jane Birkin é a inspiração da famosa e cobiçada Birkin Bag da marca Hermes. Durante uma viagem de avião em 1980, Jane derrubou sua bolsa Kelly, caindo seus pertences no chão. O diretor da marca Hermes estava no local, e ela comentou que sua bolsa era pequena, se fosse maior não cairia suas coisas. O diretor da marca então propôs fazer uma bolsa que lhe correspondesse melhor. Surgiu assim a Birkin Bag, batizada pela empresa com o seu nome.
Com 63 anos, Jane Birkin continua na ativa, atuando e fazendo shows pelo mundo. Neste ano atuou no filme "36 Views from the Pic Saint-Loup" e ano passado lançou mais um disco, o "Enfants d'Hiver".

Serge Gainsbourg era talvez o mais feio dos sedutores. Famoso pela lista de conquistas de mulheres belíssimas, que inclui Brigitte Bardot. Cantor polêmico, viciado em cigarros, bebida, escândalos e mulheres.


Serge Gainsbourg e Jane Birkin eram também frequentadores assíduos da Swinging London, o movimento efervescente londrino dos 60's, e por isso acabaram por influenciar não só a música como a moda da época, com seus costumes e ousadias.
O filme Blow Up e Wonderwall, ilustram bem o que era a Swinging LondonSerge Gainsbourg faleceu em 2 de março de 1991, em consequência de um coração que já não podia mais com uma vida de excessos. Recentemente (2010) foi feito um filme sobre a vida de Gainsbourg – VIE HÉROIQUE – ainda sem título em português e sem previsão de estreia no Brasil
No filme WONDERWALL de 1968 de Joe Massot – que tem a trilha sonora composta por George Harrison – o nome da personagem de Jane Birkin, embora sem uma fala sequer, é Penny Lane.

Nenhum comentário: