segunda-feira, 5 de julho de 2010

VIVA O BIQUINI - A INVENÇÃO DO SÉCULO!!!

"O biquíni é a invenção mais importante deste século 20, depois da bomba atômica."
- Diana Vreeland (1903-1989).

O lançamento do primeiro biquíni foi em 26 de junho de 1946, ele foi inventado pelo estilista francês Louis Réard que o batizou com o nome do pequeno atol de Bikini, no Pacífico, onde os americanos haviam realizado uma série de testes atômicos. Apesar de toda euforia em torno do novo traje de banho, o biquíni não emplacou logo de cara.

O primeiro modelo, todo em algodão com estamparia imitando a página de um jornal, se comparado aos de hoje, era comportado até demais, mas para os padrões da época, um verdadeiro escândalo! Nenhuma modelo quis posar para a divulgação do pequeno traje. Por isso, em todas as fotografias do primeiro biquíni, lá está a corajosa stripper Micheline Bernardini, a única a encarar o desafio.

A evolução do biquini ao longo dos anos:

Anos 50 - As atrizes de cinema e as pin-ups americanas foram as maiores divulgadoras do biquíni. Em 1956, a francesa Brigitte Bardot imortalizou o traje no filme "E Deus Criou a Mulher", ao usar um modelo xadrez vichy adornado com babadinhos. No Brasil, o biquíni começou a ser usado no final dos anos 50. Primeiro pelas vedetes, como Carmem Verônica e Norma Tamar, que juntavam multidões nas areias em frente ao Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, e, mais tarde, pela maioria decidida a aderir à sensualidade do mais brasileiro dos trajes.

Anos 60 - A imagem sensual da atriz Ursula Andress dentro de um poderoso biquíni, em cena do filme "007 contra o Satânico Dr. No" (1962) entrou para a história da peça. Em 1964, o designer norte-americano Rudi Gernreich dispensou a parte de cima do traje e fez surgir o topless, que ousadia! Porém no Brasil, essa moda não fez tanto sucesso quanto em algumas praias da Europa, mas mesmo assim o então prefeito de São Paulo, Prestes Maia, chegou a proibir o uso do topless em piscinas públicas.

Anos 70 - Um novo modelo de biquíni brasileiro, ainda menor, surgiu para mudar o cenário e conquistar o mundo: a famosa tanga. Popularizada pela inesquecível Rose Di Primo.

Anos 80 - Surgiram outros modelos, como o provocante enroladinho, o asa-delta e o de lacinho nas laterais, além do sutiã cortininha. E quando o biquíni já não podia ser menor, surgiu o imbatível fio-dental, ainda o preferido entre as mais jovens. A musa das praias cariocas dos 80 foi sem dúvida a então modelo Monique Evans, sempre com minúsculos biquínis e também adepta do topless.

Anos 90 - A moda praia se tornou cult e passou a ocupar um espaço ainda maior na moda. O Brasil se tornou lançador da moda internacional, os modelos se multiplicaram e a evolução tecnológica possibilitou o surgimento de tecidos cada vez mais resistentes e apropriados ao banho de mar e de piscina. Um verdadeiro arsenal, entre roupas e acessórios passaram a fazer parte dos trajes de banho, como a saída de praia, as sacolas coloridas, os chinelos, óculos, chapéus, cangas e toalhas.

FOTO DO DIA - THE BEATLES!

Um comentário:

Michellen disse...

Vc está bem entendido de biquini, né?!?