terça-feira, 5 de janeiro de 2021

ROCK ESPETACULAR - A MELHOR REVISTA DOS ANOS 70!


Em dezembro de 1976 e janeiro e fevereiro de 1977, foram publicados no Brasil, três volumes de uma revista que, como o nome já dizia, era espetacular: ROCK ESPETACULAR, que contava a história do Rock, desde seus primórdios, até aquele ano. O Rock ainda era um jovem, então com 21 anos, mas já carregava consigo, uma gama extraordinária de histórias sensacionais, publicadas pela Rio Gráfica Editora. Em dezembro de 1976, eu tinha 14 anos, tinha recém começado a ficar doido pelos Beatles e era um ávido frequentador de bancas de revistas, e foi numa dessas minhas visitas, que me deparei com o número 1 da revista ROCK ESPETACULAR, que trazia os Beatles na capa e na matéria principal. Eu conhecia pouquíssimo ou quase zero sobre aquele tal de Rock“n”Roll e aquelas revistas eram a oportunidade perfeita para conhecer melhor aquele fenômeno musical e comportamental. Além de contar a história do Rock, com bons textos, ilustrações e fotos, cada um dos exemplares ainda trazia um compacto duplo (4 músicas).

O primeiro volume, trazia em sua apresentação o seguinte texto: "Rock Espetacular pretende oferecer em três volumes um panorama bastante amplo dos principais artistas e acontecimentos que marcaram a evolução desse tipo de música, nos seus vinte e poucos anos de existência. É uma introdução ao assunto que procura acrescentar à visão geral os detalhes mais importantes e significativos".

Esse primeiro volume, seguindo uma cronologia, trazia os primeiros astros do rock: Bill Halley, Elvis, Chuck Berry, Little Richard, e avançando aos anos 60: Os Beatles (e os quatro ex-Beatles) e Bob Dylan.
O volume 2, que saiu em janeiro de 1977 e dava um destaque na capa para os Rolling Stones. Falava dos anos 60, e as transformações que vieram naquela década, as grandes bandas que surgiam e se firmavam, as novas vertentes do Rock, os grandes festivais, etc. Além dos Stones, o segundo volume mostrava The Who, Cream, Hendrix, Jeff Beck, Eric Clapton, James Brown, Traffic, Janis, Crosby, Stills, Nash & Young, Allman Brothers, Ray Charles e Jackson Five.
O terceiro e último volume, que fala dos anos 70, traz na introdução: "Anos de dinheiro, anos de barra pesada, ilusões perdidas e caminhos desencontrados. A década de 70, para o rock, nasceu sob o signo da tragédia, com as mortes de Jimi Hendrix e Janis Joplin. Muitos viram nisso um sinal, e de fato era: alguma coisa estava mudando de novo, uma visão de vida que morria para ser substituída por outra".
Esse último volume destaca os diferentes estilos que se formaram a partir da semente do Rock: o Hard Rock, o Progressivo, o Glitter, o Fusion, etc. Personagens marcantes e que se destacaram naquela década, que à época da publicação ainda vivia em pleno vigor (o volume três saiu no início de 77) eram apresentados. Bandas como Led Zeppelin, Emerson, Lake & Palmer, Moody Blues fazem parte do volume, assim como artistas-solo como Alice Cooper, Neil Young, David Bowie e Peter Frampton - o grande sucesso da época. Fonte: Tarati Taraguá

2 comentários:

roque22 disse...

Excelente matéria!
Em 77, assim como você, eu também só andava em bancas de revistas. Porém já amava o Rock'nroll, Raul e os Beatles (sou jovem há mais tempo que o amigo). Colecionava a Revista Pop, na época. Estes compactos iniciaram minha Coleção de Discos. Talvez sejam os discos que eu tenho mais apego. Como nunca emprestei discos, eles continuam novos (como se eu os tivessem adquiridos, ontem).
Grato pela matéria. Vou escutar os 3 Compactos agora.

Antônio disse...

Eu tive o primeiro exemplar e conservo o primeiro compacto com Elvis Presley. Acho que tive uma outra edição que saiu na época do filme Os Embalos de Sábado a noite, com os Bee Gees!