sábado, 16 de janeiro de 2021

PAUL McCARTNEY - MAN WE WAS LONELY - 1970*****


“Man We Was Lonely” encerra com chave de ouro o lado A do álbum "McCartney", lançado em abril de 1970. Foi a primeira "dobradinha" de Paul e Linda juntos. Paul toca todos os instrumentos: contra-baixo, bateria, guitarra elétrica com slide, violão e percussão. Linda fez as harmonias vocais.

“Man We Was Lonely” foi gravada no estúdio 2 da EMI, em Abbey Road, no dia 25 de fevereiro de 1970. A faixa básica foi gravada em 12 tomadas e completada com vários overdubs. Naquela noite, a música foi mixada em apenas uma tentativa. Como várias músicas de McCartney, entre elas “Every Night” e “Maybe I’m Amazed”, “Man We Was Lonely” foi inspirada pela perda sentida pela separação dos Beatles. McCartney teve pensamentos depressivos depois do grupo e, por um breve momento, encontrou consolo no álcool, antes de finalmente alcançar a realização na música e na harmonia doméstica. Embora possa não ser tão reveladora quanto as primeiras músicas solo de John Lennon, “Man We Was Lonely” expõe a vulnerabilidade de McCartney enquanto o sonho dos Beatles virava pó.

A música alegre apresenta seu desafio para o mundo, e a presença de Linda McCartney nos vocais de harmonia mostra como sua nova parceria estava se preparando para ser tão duradoura como a anterior. A letra de “Man We Was Lonely” é uma reflexão sobre a situação dos Beatles no final da década, quando estavam "deprimidos demais para sorrir". A frase "singing songs that i though were mine alone" (cantando canções que pensava serem apenas minhas), é um comentário sobre a perda nos direitos autorais do catálogo Lennon & McCartney.

Nenhum comentário: