sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

PROCOL HARUM – A WHITER SHADE OF PALE


Procol Harum foi uma banda inglesa de rock progressivo formada no início dos anos 60. Tornaram-se famosos no mundo inteiro pelo impacto do sucesso "A Whiter Shade of Pale", número 1 nas paradas de sucesso inglesas e americanas. Formada das cinzas de um grupo chamado "Paramounts" liderado por Gary Brooker e Robin Trower, a estreia do grupo ao vivo aconteceu abrindo um concerto de Jimi Hendrix em 1967, o que levou a recém-lançada "A Whiter Shade of Pale" ao topo das paradas. Um LP e outros compactos seguiram-se, mas sem alcançar o sucesso daquela primeira gravação. "A Whiter Shade of Pale", tinha originalmente em seus créditos como autores somente Gary Brooker e Keith Reid.

Durante os anos 70, o grupo permaneceu mais popular do que outras bandas de rock progressivo mais sofisticadas, como Emerson, Lake & Palmer. O grupo continuou apesar das diversas mudanças na formação, mas o declínio das vendas decretou o fim em 1977. A banda reuniu-se em 1991 para o lançamento de Prodigal Stranger, que passou despercebido. Uma nova encarnação do Procol Harum, liderada por Brooker, está na estrada em turnê pelos EUA desde 1992.

O nome “Procol Harum” foi escolhido por seu empresário, inspirado no nome do gato de um amigo seu. Traduzido do latim, significaria algo como "através dessas coisas". O asteróide 14024 Procol Harum tem esse nome em homenagem à banda. Somente há alguns anos, a justiça do Reino Unido concedeu ao tecladista, Matthew Fisher, 40% da autoria de "A Whiter Shade of Pale". A alegação de Fisher para o pedido é o refrão e o solo de órgão da canção, os quais estão entre seus elementos mais distintivos. O juiz do caso disse que a contribuição do organista foi "substancial", embora não tão grande quanto a contribuição do cantor.

“A Whiter Shade Of Pale” é um hino sombrio sustentado por um órgão vindo direto de uma melodia de Bach,“Air on the G String”, da suíte Nº 3 in D Major”. “A Whiter Shade Of Pale” era diferente de tudo o que se ouvia nas rádios em 1967. Reid teve a ideia para a música quando ouviu alguém dizer “you’ve gone a whiter shade of pale” (você foi para um tom mais branco de pálido). “A Whiter Shade Of Pale” foi um sucesso mundial arrasador (inclusive no Brasil) e deu início ao boom do rock inspirado na música clássica barroca e que deu ao mundo bandas como o Moody Blues.

4 comentários:

Raulzimdimaio@gmail.com disse...

Edu, uma banda que ainda existe em atividade, como pode dizer: ... " foi uma banda... " ?
Além do brasil copiar tudo , seria a maior xerox ou seria xarope do mundo !!! e mais aqui vive o rei do equívoco.
é que a verdade deve andar em linha reta vertical, meu bom EDU.

Edu disse...

Héin?

Gothardo disse...

Edu, o Pequeno Raul acima, que deve ter vindo lá Di Maio afora, da outra esquia de não sei Di Onde, é um usurário que ainda existe em atividade, como pode dizer:... "foi um usuário..." ? (usuário do blogspot, quis dizer, com ou sem senha).

Edu disse...

Héin?