quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

THE BEATLES - THE BEATLES' STORY - CAPITOL - 1964



Este álbum duplo, lançado aqui no Brasil em 1982, tem uma das capas mais bonitas que eu vi em um dos discos dos Beatles. Mas é só a capa mesmo! É um disco monótono, de entrevistas picotadas e nem ao menos toca as músicas inteiras.
The Beatles 'Story foi o sexto álbum dos Beatles nos Estados Unidos, lançado em 23 de novembro de 1964 pela Capitol Records. É um álbum duplo documental com entrevistas, coletivas de imprensa e trechos de versões originais ou orquestrais de canções dos Beatles, com narração em off. O encarte original do álbum o descreveu como uma "narrativa e biografia musical" da Beatlemania. A Capitol lançou o álbum em resposta ao LP Hear the Beatles Tell All , da Vee-Jay Records , uma compilação de entrevistas de rádio com a banda realizadas por disc jockeys de Los Angeles.

The Beatles 'Story conta a história do grupo em cerca de 50 minutos - do início em Liverpool, como The Quarryman, ao período em Hamburgo até o sucesso mundial. O disco foi compilado e narrado por John Babcock, em conjunto com Al Wiman e Roger Christian, da rádio KFWB de Hollywood, na Califórnia, e produzido por Gary Usher e Roger Christian, com exceção dos breves trechos de gravações dos Beatles, produzidas por George Martin.
No todo, o álbum é uma biografia bem confeitada e inclui entrevistas com a banda e com as fãs histéricas após a apresentação de 1964 no Hollywood Bowl, palco da gravação ao vivo de "Twist And Shout", presente no lado 4, intercaladas em meio às entrevistas e à narrativa estão 14 gravações dos Beatles não creditadas na capa do álbum ou no rótulo dos discos. Além de partes de "Twist And Shout", as outras faixas são: "l Want To Hold Your Hand", "Slow Down", "This Boy", "You Can't Do That", "If l Fell", "A Hard Day's Night", "And l Love Her", "Things We Said Today", 'Tm Happy Just To Dance with You", "Little Child", "Long Tall Sally", "She Loves You" e "Boys". Ao longo do álbum, o narrador entra com biografias breves de cada beatle, além do empresário Brian Epstein e do produtor George Martin. Tenta-se explicar a Beatlemania, mas sem sucesso. Ainda assim, o álbum é capaz de capturar o espírito e a intensidade da mania nos EUA, no auge do sucesso dos rapazes. Em 2014, The Beatles 'Story foi disponibilizado em CD pela primeira vez como parte da box set dos Beatles The US Albums. Stephen Thomas Erlewine da AllMusic descreve-o como "um registro neo-documentário tedioso".

Nenhum comentário: