sábado, 16 de janeiro de 2021

PAUL McCARTNEY - ON THE WAY - 1980*****


“On The Way”, a terceira música do segundo álbum solo de Paul McCartney, McCartney II, lançado em 16 de maio de 1980, foi uma gravação no estilo Blues que se tornou um de seus cortes de som mais tradicional.

Alexis Andrew Nicholas Korner (1928-1984) foi um dos gran­des nomes do Blues britânico. Em 1961, depois de integrar a Chris Barber’s Jazz Band, ele formou o Blues Incorporated, uma espécie de grupo com membros itinerantes que circulavam pela elite do Rock. Entre eles, Jack Bruce e Ginger Baker (Cream), Charlie Watts (The Rolling Stones) e Jimmy Page (Led Zeppelin). Ao mesmo tempo em que se dedicava ao blues elétrico, Korner escolheu a carreira de apresentador e entrevistador. Em 1967, não só recebeu a The Jimi Hendrix Experience no programa Top Gear da BBC, como tocou guitarra slide com a banda em uma versão de “I'm Your Hoochie Coochie Man”.
A inspiração de Paul McCartney para compor “On the Way” surgiu de um dos progra­mas apresentados por Alexis Korner. Desta vez, na TV inglesa. “Comecei esta faixa com uma base de bateria e baixo que ficou guardada por um mês. Antes de voltar a trabalhar nela, eu assisti a um programa do Alexis Koerner sobre blues. Isso me inspirou e pensei na hora: Te­nho que fazer algo parecido porque adoro esse tipo de música. Então, foi assim que ‘On the Way’ surgiu”O programa de TV citado por Paul McCartney foi um dos quatro episódios da série The Devi's Music exibidos pela BBC, abordando os seguintes temas: o mundo do Blues americano, o blues tradicional, a mensagem simbólica do blues e o blues contemporâneo de Chicago. A versão do especial assistido por Paul, na verdade, era uma reedição do programa original exibido em cinco partes em novembro de 1976. The Devi's Music voltou à BBC em 1982 e hoje pode ser conferido no site da BBC Two.

Lembrando que tanto em “McCartney” (1970) como em McCartney II (1980), assim como 40 anos depois em "McCartney III", Paul tocou todos os instrumentos. Na gravação de “On the Way” foram os seguintes: Bumbo no canal 1. Bateria no canal 2. Baixo no canal 3. Vocal no canal 4. Guitarra no canal 5. Guitarra no canal 6. Fonte: “MASTERS – PAUL McCARTNEY EM DISCOS E CANÇÕES” de Claudio Dirani.

Nenhum comentário: