quarta-feira, 26 de setembro de 2012

ABBEY ROAD, O ÁLBUM - 43 ANOS DE SUCESSO

Há exatos 43 anos, em 26 de setembro de 1969, foi lançado pelos Beatles, seu derradeiro álbum: Abbey Road, nome dado em homenagem à rua de Londres onde situa-se o estúdio Abbey Road. Abbey Road está na lista dos 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame, onde ocupa a 12ª posição. Apesar de ter sido o penúltimo álbum lançado pelos Beatles, foi o último a ser gravado. As músicas do último disco, "Let It Be", foram gravadas alguns meses antes das sessões que deram origem ao Abbey Road. O álbum é considerado um dos melhores do grupo e parecia que os momentos de turbulências haviam passado e tudo havia voltado ao normal entre eles, mas na verdade o maior problema começou a esquentar: Uma terrível guerra de egos. Após a morte de Brian Epstein, Paul McCartney queria que Lee Eastman, advogado de sucesso e pai de Linda Eastman, tomasse conta dos negócios mas os outros (Jon&Yoko), desconfiando e visando uma proteção maior ao legado de todos sugeriram que Allen Klein, (que era promotor dos Stones e já vinha tentando "roubar" os Beatles de Epstein há muito tempo), era a melhor opção pelo seu jeito durão de "homem das ruas". McCartney não concordou por achar absurdo pagar 15% de todos os lucros para Klein. Após a separação da banda, Eastman foi advogado da carreira solo de Paul e Allen Klein foi a justiça por ter roubado uma média de mais de 5 milhões de dólares dos Beatles.
George Martin produziu e orquestrou o disco junto com Geoff Emerick como engenheiro de som, Alan Parsons como assistente de som e Tony Banks como operador de fitas. Martin considera Abbey Road o melhor disco que os Beatles fizeram. E não é por menos: ele é o mais bem acabado de todos, um dos mais cuidadosamente produzidos (comparável somente a Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band). Sua estrutura foi bastante pensada e discutida, e as visões discordantes dos integrantes da banda só contribuíram para a riqueza da criação final.
Também foi em Abbey Road que George Harrison se firmou como um compositor de primeira linha. Após anos vivendo sob a sombra de John Lennon e McCartney, ele finalmente emplacou dois grandes sucessos com este álbum: "Here Comes the Sun" e "Something". Ambas foram regravadas incessantemente ao longo dos anos, sendo que Something chegou a ser apontada pela revista Time como "a melhor música do disco" e como a segunda música mais interpretada no mundo, atrás somente de "Yesterday", também dos Beatles. Este disco foi marcado pelo uso de novos recursos tecnológicos que estavam surgindo na época. Um deles foi o sintetizador Moog, que começava a ser utilizado em maior escala dentro do rock. Ele possibilitava que virtualmente qualquer som fosse gerado eletronicamente. O Moog pode ser notado claramente em músicas como "Here Comes the Sun", "Maxwell's Silver Hammer" e "Because".

8 comentários:

Valdir Junior disse...

Obra Prima por excelência !!!
Tudo nele é perfeito da capa mítica, os vocais , arranjo , musica ,o som das guitarras e tudo mais !!!!
O disco perfeito para fechar um ciclo
Gostaria de ver mais fotos dessas gra vações ( essa foto do Paul & George é maravilhosa ).


Anônimo disse...

A capa ficou ótima e a ultima imagem ficou perfeita! Eduardo, não sei se você conhece o site: Portal Beatles Brasil? Enfim esse site hoje sorteou um Cd dos Beatles Abbey Road...lembro de quando aqui também tinha algumas promoções...o que aconteceu? E me lembro também de seguidores como L. Selem, Danielle Starkey (se não me engano), etc. Você tinha contato ou sabe um motivo para esse seguidores sumirem? Sinto falta do baú de antes. Sigo o blog desde 2009 e não pretendo parar, você faz um belíssimo trabalho! Parabéns.

Edu disse...

É fogo! São tantas emoçôes... "I LOVE MY JOB". Obrigado Valzão, come together, yeah? Caro anônimo: acho que vc é o mesmo anônimo da última vez. Mais uma vez volto a dizer: comentários de "anônimos" viram spams automaticamente, a menos que eu salve. Identifique-se! Don't be afraid... pelo seu comentário, vou responder: toda vez que teve promoção aqui, houve um tremendo "Helter Skelter" e desanimei. Os discos para download que colocava, não posso mais. Ok. Com isso até concordo e quanto a toda essa gente bacana que citou, simplesmente não sei. Devo ter dito alguma bobagem que afastaram, né? Da próxima vez, assine. Embora eu saiba quem você é. Valeu!

Milla M. disse...

Com certeza, o melhor album dos Beatles. YEAH! HAPPY BIRTHDAY!

Anônimo disse...

É um álbum mágico, com certeza. Concordo com o Valdir, tudo nele é perfeito. A capa é linda - a foto lendária dos Beatles na Abbey Road! As músicas nem se fala né...Perfeição também. Abbey Road é uma obra prima, sem duvidas. Ótimo post Edu, adorei.

João Carlos disse...

É apenas o melhor álbum do rock!Não é o melhor dos Beatles.É o melhor do rock!Fique claro!

Jeniffer disse...

Amo Abbey apesar de não ser meu favorito beatles (Revolver), a importância histórica desse disco não se pode enumerar! Vou falar que a unica musica que achei desnecessária é Maxwell's Silver Hammer, mas enfim, é o Album!!! Necessário para qualquer fã de rock!

Blog do Desembargador do Futuro disse...

Grande álbum,perfeito. O lado B então...meu Deus do céu. Lado A é o jeito John (músicas inteiras), lado B é a maneira de Paul (várias canções e remendos perfeitos). É o meu disco favorito. Lado B não tem como ouvir só um pedaço...impossível. E lembrar que pude assistir Paul em Porto...que loucura. Salve os Beatles,Salve Edu!!Obs.:Pô Edu, tu não me mandou a surpresa naquele post...será que esqueceu? Abraços.