sábado, 22 de setembro de 2012

JOAN JETT – I LOVE ROCK AND ROLL

Hoje é aniversário da Joan Jett. Para quem não lembra pelo nome, ela é conhecida mundialmente pelo hit "I Love Rock 'n Roll", que ficou em 1º lugar da Billboard de 30 de março até 1 de maio de 1982. Joan Marie Larkin nasceu na Filadelfia em 22 de setembro de 1958 e é uma das figuras femininas mais importantes do rock. Em 2003, foi nomeada pela Rolling Stone a 87ª melhor guitarrista de todos os tempos. Ela é uma das duas mulheres da lista, a outra é Joni Mitchell.
"I Love Rock 'n Roll" é uma canção escrita em 1975 por Alan Merrill e Jake Hooker e lançada por The Arrows em 1975 pela RAK Records, tendo como vocalista Alan Merrill e produção por Mickie Most. Embora não tenha sido um hit na sua versão original como resultado da falta de renome da banda, a música chegou em todo o mundo com proeminência devido ao grande sucesso de suas versões covers. "I Love Rock 'n Roll" está na lista das 100 melhores músicas do século vinte, de acordo com o The National Endowment for the Arts. A versão de Joan Jett é a mais conhecida da canção. Em 1976 enquanto estava visitando a Inglaterra com as The Runaways, Joan Jett viu os The Arrows cantando "I Love Rock 'n Roll" em um programa de televisão semanal chamado The Arrows Show. Inicialmente ela gravou a música no ano de 1979 com dois dos Sex Pistols: Steve Jones e Paul Cook. Essa primeira versão não antigiu o sucesso. Em 1982, Joan Jett regravou a música, dessa vez com a sua banda, The Blackhearts, e foi essa gravação que se tornou um single de primeiro lugar no Billboard Hot 100 durante sete semanas, o que lançou efetivamente a carreira solo de Joan Jett e mais tarde alcançou o primeiro lugar nos gráficos australianos. Seu sucesso colocou o álbum de Jett I Love Rock 'n Roll em segundo lugar nos Estados Unidos.
O videoclipe em preto-e-branco de "I Love Rock 'n Roll" foi trasmitido muitas vezes pela até então jovem rede MTV. Nele Jett e os Blackhearts viajam para um pequeno e escuro bar, em seguida procedem tocando a música e executando o seu famoso refrão o que anima o grupo de bêbados no local. "I Love Rock 'n Roll" ficou 85ª posição na lista "100 Maiores Faixas" da revista Q em março de 2005; 484ª colocação na lista "500 Maiores Músicas de Todos os Tempos" da revista Rolling Stone e 56ª na lista "Maiores Músicas de Todos os Tempos" da Billboard.

7 comentários:

Renata L. disse...

Joan Jett é um mito! Gosto muito de The Runaways assim como da carreira solo dela, e essa musica é demais!

João Carlos disse...

Realmente Edu. Eu conheço esta música e priu! Que tal o mestre sugerir mais algumas dela que mereçam ser guardadas ?

Edu disse...

Mestre??? Eu sou quem mais aprende por aqui com vocês. Para ser sincero, só conheço mesmo esse disco "I Love Rock And Roll" mas outros sucessos dela são: "Crimson and Clover", "Bad Reputation", "Do You Wanna Touch Me"(uma versão do músico Gary Glitter), "Light of Day", "Love is All Around", "I Hate Myself for Loving You" e "Everyday People". Aquele abração!

Valdir Junior disse...

Post certeiro !!!
Tambem só conheço essas duas musicas , mas ainda dá tempo de correr atrás !!

Rejane Tenório disse...

Great!

Alexxx disse...

Boa.

Eu disse...

Eu nasci no dia que essa música entrou no topo da Billboard! Deve ser por isso que amo o rock and roll