segunda-feira, 3 de setembro de 2012

GEORGE HARRISON - I'D HAVE YOU ANYTIME

"I'd Have You Anytime" é uma canção escrita por George Harrison e Bob Dylan no final de 1968, quando o então Beatle estava perto de Woodstock, em Nova York. Foi gravado e lançado por Harrison como a faixa de abertura de seu álbum de 1970 triplo All Things Must Pass. Embora os dois músicos tenham se conhecido em Nova York, em 1964, a amizade entre George Harrison e Bob Dylan parece ter começado em maio de 1966, quando Harrison, junto com John Lennon e Paul McCartney, visitaram o cantor em seu hotel em Londres. A relação de Dylan com Lennon muitas vezes parecia um teste competitivo. Para McCartney, Dylan era "cooler". Para o produtor Bob Johnston, Lennon, Harrison e McCartney chegaram para o encontro com Dylan no hotel como "Beatles" e sairam como três indivíduos distintos - tal era a influência filosófica de Dylan em compositores colegas na época. Depois do auge criativo do cantor americano em meados de 66, Dylan se retirou para Bearsville, em Nova York, com sua banda de apoio 'The Hawks', a fim de se recuperar de um acidente de moto e criar uma família com sua esposa, Sara Lownds. Pouco se ouvia falar dele durante 1967/68, e todos aguardavam seu retorno. Embora Dylan tenha desprezado a obra-prima 'Sgt.. Banda Pepper Lonely Hearts Club Band, Harrison, manteve-se um grande fã dele - Blonde on Blonde foi o único álbum de música ocidental, levado pelo Beatle com ele para Rishikesh, em fevereiro de 68. Mais tarde, no final de 1968, tendo passado grande parte de outubro e novembro em Los Angeles, George Harrison e Pattie foram convidados para passar o feriado com os Dylans quando se encontravam no Catskills como convidados do gerente de Albert Grossman. Apesar de excitação de Dylan com sua chegada, Harrison o encontrou reservado e desconfiado, em contraste com o indivíduo, franco e iluminado que ele tinha feito uma conexão dois anos antes. Tudo isso mudou no terceiro dia, quando as guitarras sairam dos cases e "a coisa se soltou". Bem mais conhecido por sua abordagem pouco sofisticada musicalmente, sobretudo em comparação com a "paleta harmônica" dos Beatles, Dylan estava ansioso para aprender alguns acordes mais avançados como os que Harrison havia alcançado para a abertura da canção. Para quebrar as barreiras que Dylan havia imposto durante a visita até aquela altura, George compôs:
"Let me in here
I know I’ve been here
Let me into your heart
Let me know you
Let me show you
Let me grown upon you"
Ao mesmo tempo, ia empurrando Dylan a usar algumas palavras de seu próprio vocabulário que Dylan repondia no côro:
All I have is yours
All you see is mine
And I’m glad to hold you in my arms
I’d have you anytime.
"Linda - era isso!", Harrison concluiu em sua autobiografia sobre "I'd Have You Anytime". E é mesmo!

6 comentários:

henrique disse...

Ahhh me transportei a uns 17 anos atrás (quando estava começando a descobrir os discos solos dos Beatles). Escutei a primeira vez em um LP (comprei por R$ 0,70 uma verdadeira bagatela!)...guardo até hoje a caixa tripla. Lembro nitidamente quando ouvi os primeiros acordes; esse dedilhado lindo do George, o middle-eight dramático, arrastado, a bateria do Ringo dando um sabor ainda mais beatle...CLÁSSICO ABSOLUTO!

Renata L. disse...

Acho essa musica lindíssima, uma das minhas favoritas do George <3

Larissa disse...

Não sabia que George tinha feito essa m´sica com o Bob Dylan, ela é mais uma das perolas do All Things Must Pass, perfeita! Assim como o álbum inteiro, o melhor álbum "Beatle-solo", na minha humilde opinião. Muito bom o post, mais uma vez, Edu!

João Carlos disse...

Mesmo entre os fãs de George e dos Beatles essa música foi e é um tanto escateada, não ? E é tão linda,tão bem executada1

Jeniffer disse...

essa musica é lindissima, essa é uma parceria que deu muito certo

Leonardo Polaro disse...

Sempre amei-a !