segunda-feira, 11 de abril de 2016

PAUL McCARTNEY - COMING UP - SENSACIONAL!!!


“Coming Up” foi gravada durante o verão de 1979 e lançada como compacto em 1980. A música também é a faixa que abre o disco “McCartney II”, tão duramente criticado. McCartney II tornou-se conhecido por ser mais eletrônico e experimental. É o 12° da carreira de Paul McCartney. Em todas as faixas, gravadas em casa, como dez anos antes, ele toca todos os instrumentos, faz os vocais e divide as harmonizações com Linda. Também existe uma versão ao vivo de “Coming Up”, gravada durante uma turnê dos Wings e lançada posteriormente em single, com “Lunchbox / Odd Song” do lado B.

O vídeo clipe de “Coming Up”, foi lançado em 17 de maio de 1980, no programa “Saturday Night Live”. No Brasil, foi exibido primeiro no Fantástico. No vídeo, Paul interpreta dez personagens distintos e Linda, dois, um deles, homem. Essas interpretações vão de Buddy Holly, Frank Zappa, Ron Mael, Andy Mackay, Ginger Baker , até ele mesmo, o próprio, como o Beatlezinho da época da Beatlemania. Inteligentemente, Paul batizou a suposta banda como “THE PLASTIC MACS”, fazendo uma paródia à Plastic Ono Band de Lennon. Por falar em John Lennon, foi depois que ele ouviu “Coming Up” que Lennon decidiu voltar para o mundo dos vivos. 
“Coming Up” chegou ao primeiro lugar das 100 mais da revista Billboard, sendo a única música de Paul, em carreira solo (sem os Wings), a conseguir tal feito. No Brasil, também virou chiclete. O compacto com a música, com "Lunch Box-Odd Sox" no lado B, foi lançado dia 11 de abril de 1980. Ainda tenho o meu até hoje!

5 comentários:

Valdir Junior disse...

Estava ouvindo hoje a versão ao vivo com os Wings em 79. Coming Up não envelhece, nunca. Boa demais da conta.

João Carlos disse...

Exatamente. E eu lembro bem dessa capa do single.

. Adorno . disse...

Cheguei aqui cruzando no Google "Coming Up" com "Plastic Ono Band", porque nunca tinha lido um texto que abordasse a óbvia intenção de Paul em parodiar a banda do ex-companheiro e cheguei num comentário seu! rsrsrs! Abraço, compadre!

kiko disse...

Também tenho o meu compacto até hoje :)

Anônimo disse...

Meus pais tinham o compacto, vim aqui pra lembrar da infancia e saber da outra musica do disco.