sexta-feira, 3 de março de 2017

THE BEATLES - GET BACK - 2017

“Get Back” foi lançada num single em abril de 1969, dois meses após o álbum Yellow Submarine. Foi idealizada por Paul, e John ajudou na letra. Numa versão inicial improvisada, enquanto zoavam numa jam session - algo típico da maior parte de suas sessões de criação -, “Get Back” adquiriu por certo tempo significado mais profundo, talvez como reação a uma notícia. Paquistaneses recém-chegados ao Reino Unido estavam sendo mandados de volta a casa por grupos de direita fascistas, e Enoch Powel* previa banhos de sangue. Assim, o título captou esse clima. A medida que elaboravam a música, foram percebendo que era suscetível a más interpretações e que as pessoas poderiam usá-la de forma errada. Numa fita que vazou, há um verso referente aos paquistaneses, mas depois eles refizeram a letra e tiraram as referências a imigrantes asiáticos e assemelhados, colocando localidades neutras como Tucson, no Arizona, e introduzindo um elemento frívolo: o homem que pensava ser mulher. Assim a noção de voltar (get back) poderia ser interpretada quase como se quisesse. “Eu muitas vezes deixava as coisas ambíguas”, Paul disse sobre “Get Back”. “Gostava de fazer isso em minhas músicas.” É provável que muita gente nunca tenha entendido todas as palavras nem prestado atenção a elas, já que o ritmo é tão contagiante que esse rock empolgante alcançou o número 1 no mundo todo.

O manuscrito parcial foi datilografado, com correções de John na segunda estrofe - mudando “in the Californian grass” [na maconha californiana] para “for some Californian grass” [para uma maconha californiana], o que muda bem o sentido. Também se pode ver a referência aos paquistaneses na terceira estrofe.

* John Enoch Powell (1912-1998), político conservador britânico, causou polêmica em 1968 por seu discurso radicalmente contrário à entrada de imigrantes no Reino Unido.
Confira: 
HUNTER DAVIES - AS LETRAS DOS BEATLES

3 comentários:

João Carlos disse...

Essa é única. Pra lá de ótima.

Valdir Junior disse...

Rock and Roll...pra não deixar a peteca cair.

Joelma disse...

get back to where you once belonged