quarta-feira, 9 de agosto de 2017

RINGO STARR - SIX O'CLOCK - SENSACIONAL!


"Six O'Clock" é uma música gravada por Ringo Starr em seu excelente álbum de 1973 Ringo . Foi escrita pelo seu ex-colega de banda dos Beatles, Paul McCartney e sua mulher Linda , que também participou da gravação da música. A presença de McCartney na faixa marcou a primeira vez em que ele e Ringo trabalharam juntos desde a ruptura dos Beatles em 1970, refletindo a flexibilização das tensões que existiram entre os dois músicos durante grande parte desse período. Produzida por Richard Perry , "Six O'Clock" foi gravada principalmente no Apple Studio, em Londres, em abril de 1973. Após as recentes colaborações de Starr com George Harrison e John Lennon em Los Angeles, a sessão com McCartney acrescentou à especulação na imprensa que os Beatles estavam prestes a se reunir. Uma versão estendida da música apareceu como uma faixa bônus no lançamento do CD de 1992 do álbum Goodnight Vienna, de Ringo.

Paul McCartney escreveu "Six O'Clock" em resposta a um pedido de Ringo Starr, para uma contribuição para seu primeiro álbum pop solo, intitulado apenas Ringo. Embora o relacionamento de Starr com McCartney tenha sido prejudicado pelos efeitos da separação dos Beatles em 1970 e pelo processo subseqüente de McCartney contra seus três ex-companheiros de banda, [Starr disse no final de 1972 que as relações entre eles estavam "muito melhores agora - “Estamos juntos como pessoas (se não como uma banda), e isso é realmente muito importante". Uma vez que George Harrison e John Lennon concordaram em contribuir com músicas para Ringo, Starr conseguiu persuadir McCartney dizendo: "Você não quer ser deixado de fora, não é?". A música foi creditada a McCartney e a sua esposa Linda. A composição é uma balada de piano em um estilo que alguns autores viram como típico da música contemporânea do novo grupo de McCartney, Wings, cujo álbum Red Rose Speedway acabava de ficar pronto. A letra em sí, é meio bobinha, mas traz pérolas como: “Cada planeta no céu está em seus olhos... mas eu não lhe trato como eu deveria”.
Ringo gravou oito das dez faixas rítmicas para Ringo em Los Angeles durante março de 1973, com músicos convidados, incluindo Harrison, Lennon, Harry Nilsson, The Band, Marc Bolan, Billy Preston e Nicky Hopkins . Entre as gravações estava " I'm The Greatest ", de Lennon, que contou com a participação de Lennon e Harrison; uma sessão altamente midiada na época, marcou a primeira ocasião em que três antigos Beatles trabalharam juntos desde o fim da banda. Reconhecendo a importância disso, Ringo decidiu gravar "Six O'Clock" em Londres para garantir a participação de McCartney no álbum. A sessão foi organizada para coincidir com o retorno de Starr ao Reino Unido para a estréia mundial de That'll Be the Day, um filme em que ele tinha um papel principal. Além disso, Perry deveria ser uma espécie de consultor sobre a trilha sonora de para o especial de televisão do Wings James Paul McCartney, que McCartney concordou em fazer para apaziguar as preocupações do editor de música Lew Grade sobre a legitimidade de Linda nos créditos de composição.
Além de Ringo na bateria e nos vocais principais, McCartney participou tocando piano e sintetizador e fez backing vocals de apoio com Linda. Os outros músicos que participaram foram o baixista Klaus Voormann - cuja presença em "I’m The Greatest" rendeu rumores de que ele deveria ser o substituto de McCartney em uma reunião parcial dos Beatles, e Vince Poncia, que tocou guitarra acústica e percussão.
A Apple Records lançou o álbum Ringo em 2 de novembro de 1973, com "Six O'Clock" aparecendo como a oitava faixa do álbum, entre "Step Lightly" e a composição de Starr-Poncia " Devil Woman ". Ajudado pela notícia de Starr ter gravado com cada um de seus ex-companheiros de banda e a popularidade de "Photograph" lançada como single, escrita por Starr e Harrison, o álbum foi um sucesso comercial e de crítica e ainda hoje é considerado por muitos como o melhor álbum da carreira solo de Ringo.

3 comentários:

Marcelennon disse...

Uma das grandes canções desse álbum, por sinal, o melhor do Ringo, depois dos Beatles. Adorável melodia, daquelas que você se pega assoviando em um dia livre de problemas... Coisa de gênio... Coisa de Paul McCartney. Com o belíssimo vocal do Ringo, é lógico!

roque22 disse...

Uma das minhas prediletas do Disco Ringo!

Valdir Junior disse...

Era para ser uma "The Long and Winding Road" para o Ringo. Acho que pensansando na comparação, funciona bem.