terça-feira, 9 de outubro de 2018

AS HOMENAGENS DOS BEATLES A GEOFF EMERICK

Paul McCartney fez uma bonita homenagem para para Geoff Emerick, engenheiro de som dos Beatles que se foi aos 72 anos no último dia 2 de outubro. Através de seu site, publicou uma carta sobre sua amizade e parceria com Emerick, além de divulgar uma foto antiga de Geoff e uma mais recente, que mostra os dois num estúdio.
"Conheci Geoff pela primeira vez quando ele era um jovem engenheiro que trabalhava no Abbey Road Studios. Ele se tornaria o engenheiro principal com quem trabalhamos em muitas das faixas dos Beatles. Ele tinha um senso de humor que se encaixava bem com a nossa atitude de trabalho no estúdio e estava sempre aberto às muitas novas ideias que jogamos para ele. Ele passou a entender o que gostamos de ouvir e desenvolveu todos os tipos de técnicas para conseguir chegar nisso. Ele usava um microfone especial para o bumbo e tocava estrategicamente para conseguir o som que pedíamos a ele. Passamos muitas horas emocionantes no estúdio e ele nunca deixou de apresentar ótimos resultados. Depois dos Beatles, continuei a trabalhar com ele e nossa amizade cresceu a ponto de, quando ele se casou com sua linda esposa Nicole, estar na igreja perto de onde morávamos no país. Ele foi comigo para Lagos, na Nigéria, gravar meu álbum ‘Band on the Run’. Lembro-me de chegar ao estúdio construído pela metade com algumas canções que eu toquei para ele para explicar que direção eu queria ter nesse álbum em particular. Me lembro de pedir a ele para ter certeza de que as faixas tinham muito espaço e ele ficou feliz em fazer isso. Mantivemos contato ao longo dos anos e nossas ligações e mensagens sempre tinham uma risadinha ou duas. Nos vimos recentemente este ano, quando ele veio nos visitar no Henson Studio em Los Angeles, onde estávamos dando os últimos retoques em ‘Egypt Station’, ele foi como de costume um amigo simpático e me dava ‘joinhas’ para as mixagens que nós tocamos para ele ouvir. Sempre me lembrarei dele com muito carinho e sei que o trabalho dele será lembrado por admiradores da música. Muito amor, Geoff, foi um privilégio te conhecer. Com amor, Paul".
Ringo Starr compartilhou seus sentimentos sobre Emerick no Facebook: “Eu sinto muito e fiquei chocado ao ouvir sobre Geoff Emerick. Ele era um grande engenheiro, muito útil para todos nós no estúdio. Com ele e George Martin, eles nos ajudaram a usar a máquina. Ele fará falta. Bárbara e eu enviamos a paz e o nosso amor à sua família. Paz e amor, Ringoxxx”. O atual produtor dos Beatles, Giles Martin, filho de George Martin, escreveu: “RIP Geoff Emerick, um dos melhores e mais inovadores engenheiros a agraciar um estúdio de gravação. Eu cresci com ele enquanto ele trabalhava muito com meu pai. Todos nós fomos tocados pelos sons que ele ajudou a criar na maior música já gravada". Yoko Ono escreveu: “Estou tão chocada que Geoff Emerick não está mais conosco. Ele era o melhor engenheiro. Não só ele era o melhor engenheiro, ele era muito gentil. Amor yoko". Julian Lennon: “R.I.P. Geoff… Único ...". E por fim, os Estúdios Abbey Road: "O legendário engenheiro de gravação da EMI/Abbey Road, Geoff Emerick, faleceu aos 72 anos de idade. Estamos muito honrados em fazer parte da história de Emerick e estamos comprometidos em garantir que o legado dele continue nos estúdios".

3 comentários:

Joelma disse...

Bonitas e carinhosas homenagens

roque22 disse...

Homenagens merecidas.

Dani disse...

Merecidas homenagens!