domingo, 28 de outubro de 2018

YES! RINGO FOR PRESIDENT - # NELE SIM!


Hoje é dia de votar. De novo. O voto não deveria nunca ser obrigatório – a coisa já começa errada daí. Votar para Presidente do Brasil. Os dois candidatos são péssimos, um pior do que o outro. Se correr o bicho pega, se correr mais ainda, o bicho pega, mata e come! Dá vontade de não votar em ninguém, ou então alguém totalmente fantasioso. Nos Estados Unidos, é comum nas eleições aparecerem votos para candidatos fantasia, como JK Rowling, Obi Wan Kenobi, ou qualquer outro. E algo bem semelhante e bem curioso, aconteceu durante a eleição presidencial dos EUA de 1964; O candidato escolhido por muitos adolescentes foi nada mais, nada menos que Ringo Starr, o baterista dos Beatles! Ringo era uma estrela em ascensão nos EUA de uma forma que superou em muito a sua popularidade inicial no Reino Unido. Seu senso de humor e o comportamento despreocupado encantaram fãs de todo o país. De repente, Ringo estava recebendo mais atenção do que nunca - e ele adorava cada segundo disso.
Nos Estados Unidos, os Beatles estavam sempre associados à política, enquanto os jovens americanos viam o surgimento da Beatlemania como um alívio da tristeza nacional pelo assassinato de JFK em novembro de 1963. Na primavera de 1964, a eleição para a presidência foi muito carregada de tensão. O sisudo vice-presidente Lyndon Baines Johnson foi eleito com uma margem esmagadora sobre seu oponente, o republicano Barry Goldwater. No meio de toda essa loucura política, os fãs dos Beatles tinham ideias próprias. Assim, um grande grupo de fãs - muitos muito mais jovens do que a idade de 21 anos - lançou a campanha “Ringo for President”. Isso foi muito além de atingir somente meia dúzia de fãs, e logo multidões estavam gritando em um show. O grupo, altamente organizado, criou cartazes, camisetas e botões e ainda organizou comícios em eventos políticos de alto nível. E claro, o movimento inspirou uma música -"Ringo for President", de The Young World Singers.
O ponto culminante da “campanha” foi um comício fora da Convenção Nacional Republicana de julho de 1964, no Cow Palace de San Francisco. Carregando cartazes e gritando slogans "RINGO FOR PRESIDENT", o grupo procurou desviar a atenção do candidato do Partido Republicano. No entanto, esse não foi o primeiro grande comício em apoio a Ringo. De acordo com o New York Times, dezenas de garotas adolescentes realizaram uma manifestação de “Ringo para Presidente” no dia 7 de julho de 1964, ao lado de um protesto em São Francisco. E os manifestantes também cantavam "Parabéns para Ringo", que completava 24 anos naquele dia. Uma das partes que não foi consultada antes do lançamento da campanha foi o próprio Ringo Starr. Mas, embora ele tenha admitido que não era lá muito político, o episódio teve grande repercussão em sua recém-descoberta popularidade nos EUA por extensão da campanha "Ringo para presidente". A reação da banda a toda essa campanha inesperada foi tipicamente dos Beatles, apenas se divertiram.
A música “Ringo for President” seguiu toda essa onda. Foi lançada em 1964 pelos The Young World Singers. Em clima de jingle eleitoral, a música defende o baterista dos Beatles, Ringo Starr, como "o candidato ideal para presidente, porque ele não fala sobre guerras, pela sua simpatia, seu jeito meio tímido e seu bom humor". É isso aí Ringão, meu voto é seu!!!

4 comentários:

Leandro disse...

Sensacional, Edu!!!!

Edu disse...

Obrigado Lelê! RINGO PARA PRESIDENTE!

Fábio disse...

Matéria interessantíssima, mas caríssimo Edu,não vejo as atuais candidaturas como um simples ninguém presta. Estamos diante de dois caminhos: barbárie ou padrões mínimos de civilidade. Nem cito nomes. Um abraço Beatle.

Dani disse...

Amei essa matéria! Não conhecia essa história de Ringo para Presidente...