sábado, 27 de outubro de 2018

FAB FOUR EXPERIENCE – EXPOSIÇÃO DOS BEATLES CHEGA A BRASÍLIA


Não há ninguém que me faça entender porque aqui em Brasília tudo tem que ser meia boca, pela metade. Esta semana, fui ver a exposição dos Beatles que está instalada no Park Shopping, no local onde era a Fnac. Como já sabia que não viria completa, não criei nenhuma expectativa para não me decepcionar. Nunca tive carro e nunca aprendi a dirigir. Esse shopping fica longe pra dedéu da minha casa (116 N) e para chegar lá teria que pegar um ônibus para a rodoviária e depois pegar o metrô, ou esperar pela boa vontade de algum amigo que me levasse de carro. Meu velho amigo Mariozinho se prontificou a me levar na hora e acho que só por isso que eu fui. Mas até que foi divertido e eu não sofri tanto.
A mostra "Fab Four Experience", que mudou até de nome aqui na cidade, já passou por São Paulo, em 2016, e outras capitais com o nome “The Beatles Experience”, e só agora chega a capital do país, de maneira bem mais modesta e reduzida.
A exposição interativa relembra os momentos marcantes do quarteto britânico, e a trajetória da vida de John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr. Logo na entrada o visitante pode ver a réplica dos instrumentos da banda The Quarrymen, grupo que deu origem aos Beatles, além de apresentar alguns documentos e relíquias da juventude de John Lennon. Depois, passa pelo Cavern, o famoso clube de Liverpool onde o grupo tocou mais de 200 vezes.
E assim segue. A exposição é dividida em 10 ambientes e em cada um deles é contada uma parte da história dos Beatles. Um guia virtual mostra aos visitantes cenas do filme "A Hard Day's Night" e relembra a partida dos Beatles de Liverpool para Londres. Durante o passeio, é possível passar pelo Submarino Amarelo, conhecer as fardas de Sgt. Pepper’s, atravessar a famosa faixa de pedestres de "Abbey Road" e ver a porta do estúdio onde a banda gravou a maioria dos discos. Depois, passa-se por "Strawberry Fields" e Penny Lane.
O público ainda poderá ver os objetos que contam a trajetória dos quatro rapazes de Liverpool, como guitarras da época, cartazes, dezenas de fotos, capas de revistas e jornais. Quando termina a exposição propriamente dita, na saída da Fab Four Experience, tem uma lojinha oficial que comercializa souvenirs e camisetas bem bacanas dos Beatles. Cada uma custa a bagatela de R$ 89,90 e eu ainda ganhei uma do meu amigo Mariozinho. No fim das contas, não foi tão ruim. Valeu a pena ter ido. Algumas coisas eu gostei bastante como o Cavern, os detalhes das roupas de Sgt. Pepper's como os botões, as cordas e as medalhas e o show interarivo do Shea Stadium e ainda o piano de Imagine.A mostra "Fab Four Experience" fica em Brasília, no Park Shopping, até o dia 2 de dezembro. Funciona das 13h às 22h (de terça a sábado) e das 14h às 22h (domingos e feriados – não abre às segundas-feiras) e os ingressos custam R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia-entrada ou ingresso solidário). Para encerrar, é claro que não tinha um vídeo sequer no You Tube sobre a exposição aqui em Brasília, então a gente vê a genérica de São Paulo mesmo. Valeu!

3 comentários:

Edu disse...

Imperdível para novos fãs, dispensável para macacos velhos!

Joelma disse...

Quero!

Dani disse...

Bem que podia passar aqui pelo Rio...