segunda-feira, 15 de outubro de 2018

OS BEATLES NOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA

Os Beatles excursionaram pelos Estados Unidos três vezes em toda sua carreira. A primeira turnê de verdade, durou 5 semanas. Eles apareceram pela primeira vez nos EUA em fevereiro de 1964 para algumas apresentações na televisão no programa The Ed Sullivan Show, mas também fizeram apenas duas apresentações em concertos ao vivo - em Washington e Nova York. Eles voltariam aos EUA ainda em 1964, em agosto, para a primeira grande turnê em que os shows foram precedidos por Jackie De Shannon, The Righteous Brothers e The Bill Black and the Exciters. As datas foram:
A segunda turnê dos Beatles em 1965 foi a mais curta e composta por apenas 12 apresentações. Agora, eles já eram Eles. Dessa vez, quem abriu para os Beatles foram: The King Curtis Band, Cannibal, & The Headhunters, Brenda Holloway e Sounds Incorporated. As datas foram:
A turnê pela América em agosto 1966 foi a última de suas carreiras. Os shows foram abertos pelas Ronettes e Cyrkle. As datas foram:
Nos dias 11 e 12 de fevereiro de 1964, os Beatles tocaram ao vivo pela primeira vez nos EUA. Obviamente não foi uma turnê, resumindo-se à apresentações calculadas para que obtivessem impacto na mídia local, como a apresentação no Ed Sullivan Show (uma audiência de 73 milhões de telespectadores), e mais dois shows - no Washington Coliseum, e no Carneige Hall. Ainda em 1964, em agosto, eles voltaram aos EUA, desta vez para uma megaturnê de 31 apresentações no espaço de 24 dias. Foi nessa tour que o grupo "inventou" as exigências de camarim, simplesmente porque os quatro não poderiam sair de lá durante horas. Os Beatles fizeram questão que os contratos deixassem claro, que  não tocariam, em hipótese nenhuma, para plateias segregadas, uma constante nos EUA da época. Entre um show americano e outro, o grupo ainda conseguiu arrumar tempo de tocar no Canadá, com datas em Vancouver, Toronto e Montreal. Em agosto de 65, partiram para uma série de 11 shows pelos EUA. O show de abertura foi a inauguração do Shea Stadium, onde eles estabeleceram a audiência recorde de 56.000 pessoas na plateia. Em agosto de 1966, eles voltam novamente aos States iniciando uma turnê de 15 dias. O último show em solo americano - e último show oficial dos Beatles - aconteceu no Candlestick Park, em São Francisco, no dia 29 de agosto de 1966.

Nenhum comentário: