quinta-feira, 18 de outubro de 2018

ESPECIAL - TRAVELING WILBURYS 30 ANOS - SÁBADO SOM******


Hoje é aniversário dos incríveis "Travelling Wilburys". Há exatos 30 anos, no dia 18 de outubro de 1988, foi lançado o fantástico álbum "Travelling Wilburys - Vol. 1", disco de estreia do supergrupo formado por George Harrison, Jeff Lynne, Bob Dylan, Roy Orbison e Tom Petty, com absoluto sucesso comercial e aclamado pela crítica. Embora Harrison tivesse planejado começar uma banda como essa, o projeto surgiu quase por acaso. Harrison estava em Los Angeles e precisava de um lado B para um single do seu álbum Cloud Nine, que resultou na colaboração informal dos participantes na música "Handle with Care" na casa de Dylan. Adotando alter egos como os cinco irmãos da família Wilbury, eles gravaram um álbum completo, produzido por Lynne e Harrison. "Travelling WilburysVol. 1" foi indicado ao Grammy Award de Álbum do Ano em 1989 e ajudou a revitalizar as carreiras de Dylan, Orbison e Petty. Foi certificado triplo platina pela Recording Industry Association of America. Depois da morte de Roy Orbison, os quatro Wilburys restantes ainda realizaram mais um álbum, Vol 3, também consagrado por público e crítica. Happy Birthday Traveling, Wilburys Forever!!!
Especialmente em comemoração, O Baú do Edu tem o prazer de publicar novamente mais um dos incríveis textos do saudoso mestre e amigo João Carlos, publicado originalmente em sua coluna SÁBADO SOM em 23/04/2013.
Depois de quase 6 anos jardinando em sua residência nos arredores de Londres, GEORGE HARRISON, que acabara de lançar seu bem sucedido álbum “Cloud Nine”, encontrava-se em Los Angeles divulgando o disco e à pedido da WARNER, resolveu gravar uma nova música para o lado B do single This Is Love, o que deveria acontecer dias depois. Antes, porém, junto ao seu produtor, JEFF LYNNE (cantor,compositor, guitarrista,e líder da extinta e cultuada banda Eletric Light Orchestra), George contava as horas para encontrar um dos seus ídolos da juventude para um almoço saudosista; ninguém menos que o "cara" de Oh Pretty Woman (que voltara às paradas graças ao filme UMA LINDA MULHER), ROY ORBISON.
Conversa vai conversa vem, ORBISON se ofereceu para participar da gravação de HANDLE WITH CARE, razão pela qual Lynne e Harrison tentaram todos os estúdios da cidade sem sucesso. Todos ocupados (e era um domingo). Lembraram de BOB DYLAN, que tinha em casa um moderníssimo estúdio de gravação, e o próprio, além de aceder, resolveu também participar da festa. Enquanto contatavam o baterista Jim Keltner, deram uma passadinha na morada de TOM PETTY (do Tom Petty and The Heartbreakers) para apanharem uma guitarra que George lá deixara. Nem é preciso dizer que Petty também foi junto.
A gravação transcorreu maravilhosamente bem. Todos contribuíram com idéias e com seus respectivos talentos vocais e instrumentais. A produção coletiva culminou com um churrasco (do jeito deles lá) na piscina de Dylan. Mas a grande surpresa deu-se quando a música foi apresentada aos executivos da Warner, que ficaram tão satisfeitos, ao ponto de um deles sugerir que o "grupo" deveria produzir um álbum completo, dentro desse mesmo clima de diversão, cooperação e leveza. Mas imagine 5 artistas solos de sucesso, com agendas rigorosamente preenchidas, ter cada um deles de refazer e renegociar compromissos para poder se divertir, fazendo um disco com os demais colegas? Sabe-se lá como nem porque, mas o fato é que no período marcado, todos estavam à postos e cheios de novas idéias para o projeto.
Além da admiração e da amizade mútuas, creio que esse tipo de trabalho os desvencilhava de compromissos estilísticos com os seus respectivos públicos. Não era Dylan, Petty, Harrison, Lynne ou Orbison. Era um novo grupo com liberdade criativa para flertar com várias tendências, como o reggae, as baladas à Smokey Robinson, o country e até o twist. Em quase todas as canções, a voz solo muda de um pro outro e os vocais são divididos sempre de forma harmônica e bela. Todas as músicas foram creditadas à banda e cada um adotou um nome fictício.
E de onde veio o nome do conjunto? Bem, sempre que "percebiam" um pequeno erro ou "derrapada" numa gravação, Harrison e Lynne costumavam repetir: "we'll bury it in the mix!" (algo como, "a gente corrige na mixagem !") . Então surgiu o Wilburys. E seguindo a tradição dos trovadores medievais, adotaram o Travelling (viajante). Enfim, TRAVELLING WILLBURYS.
Julgando que o disco teria aceitação restrita a um determinado público, fizeram apenas alguns clips e cada um retomou seus afazeres profissionais mas, a crítica aclamou o trabalho, as músicas tocaram exaustivamente nas rádios e os vídeos não saiam das programações, especialmente das canções Last Night, Handle With Care e Not Alone Anymore. O sucesso foi tão retumbante e inesperado que até apareceu um disco pirata no mercado negro e a Warner não economizou ($) nas propostas para mais um lançamento.
Os WILLBURYS já tinham gravado metade do novo disco quando aconteceu o primeiro baque. ROY ORBISON, que já tinha registrado alguns vocais e uma voz solo, sofreu um infarto fulminante e se foi com sua voz inconfundível. Em sua homenagem, os demais resolveram levar adiante o projeto e convidar seu contemporâneo DEL SHANNON para ocupar a cadeira vazia. Ficou combinado que o visitariam à noite, mas ironia das ironias, naquela tarde, deprimido e sem perspectivas para o futuro (segundo um bilhete que escrevera), Del Shannon se suicidou. Morreu sem sequer imaginar que iria tornar-se um WILLBURY.
Apesar de tudo, o ótimo TRAVELLING WILLBURYS 3 (o 3, uma ironia com o disco pirata) foi lançado, vendeu mais que o anterior e estourou as canções New Blue Moon, Seven Deadly Sins, You Took My Breath Away e Willbury Twist. O grupo foi agraciado com vários GRAMMYS pelos 2 álbuns. Nunca se apresentaram "ao vivo". Dylan saiu com sua banda para uma excursão na Europa, Jeff Lynne retomou seus trabalhos de produtor, Tom Petty and The Heartbreakers foram concluir um novo disco.E George Harrison foi cumprir uma longa agenda no Japão, acompanhado por Eric Clapton e banda para, ao retornar, encontrar-se com McCartney, Ringo e Yoko para o Projeto Anthology.
Os Travelling Willburys não foram esquecidos. Os seus dois discos continuam em catálogo e recentemente chegou às lojas uma "caixa" contendo CDs e DVDs com bônus e um álbum de fotografias. Acreditem: não deu prá ninguém! Mas sái novamente.

2 comentários:

Edu disse...

Muito bom, que falta vc faz JC! Saudades forever!

Dani disse...

Eu baixei os álbuns na época em que eu comecei a revirar a internet em busca de músicas de rock, das bandas e artistas que eu gostava, e fazia download direto. De lá para cá já ouvi um milhão de vezes e continuo ouvindo. Os dois álbuns são sensacionais, embora goste mais do primeiro. Cabe destacar também a boa qualidade dos vídeos que eles faziam, muito bem produzidos. Bela homenagem, aliás, a Roy Orbison no vídeo de "End of the Line" :)