quinta-feira, 25 de outubro de 2018

JOHN LENNON - SURPRISE, SURPRISE (SWEET BIRD OF PARADOX)*****


Escrita para sua então namorada May Pang durante o chamado ‘fim de semana perdido’, “Surprise, Surprise (Sweet Bird Of Paradox)” foi uma das músicas mais reveladoras e apaixonadas de John Lennon. Gravada em julho e agosto de 1974, foi lançada no álbum “Walls And Bridges”, em outubro daquele ano.

Lennon gravou uma série de demos no início do verão de 1974, junto com várias outras músicas que mais tarde apareceram em Walls And Bridges. As gravações mostram como a música começou como uma balada no estilo dos anos 50. Um outtake das sessões de Walls and Bridges foi incluída no box de 1998, John Lennon Anthology, e mostra como a produção mudou depois que os overdubs foram adicionados mais tarde. Entre eles estavam os vocais de harmonia de Elton John, que havia feito um dueto com Lennon em “Whatever Gets You Thru The Night”.
Lennon havia começado um relacionamento com May Pang na época em que “Mind Games” foi gravado no verão de 1973. No ano seguinte, o casal se mudou para Los Angeles, onde Lennon viveu alguns de seus momentos mais loucos. O relacionamento do casal durou pouco mais de 18 meses. Enquanto várias das músicas de Walls And Bridges foram inspiradas pelos sentimentos de perda de Lennon sobre Yoko Ono, Surprise, Surprise (Sweet Bird Of Paradox) mostrou como ele estava longe de estar completamente por baixo e por fora. Embora mais tarde ele tenha descartado a música como "apenas um pedaço de lixo", “Surprise, Surprise” mostrou o quanto seus sentimentos por Pang eram profundos, descrevendo seu amor e desejo por ela em frases extraordinariamente terrenas.
Uma adição que apareceu no final das sessões foi o refrão de encerramento "Sweet sweet, sweet sweet love". Um eco de “Drive My Car” dos Beatles, foi uma das duas referências à sua antiga banda em Walls And Bridges; a outro era a linha "Alguém por favor, por favor me ajude" em “Going Down On Love”, demonstrando a gama de emoções de Lennon em 1974. Participaram da gravação, além de John Lennon: Elton John: backing vocals; Nicky Hopkins: piano; Jesse Ed Davis: guitarra elétrica; Eddie Mottau: violão; Ken Ascher: clavinete, Klaus Voormann: baixo; Arthur Jenkins: percussão; Jim Keltner: bateria; Bobby Keys, Steve Madaio, Howard Johnson, Ron Aprea, Frank Vicari: horns.
"Strelitzia reginae", oficialmente chamada “Bird of Paradise” é uma fascinante planta tropical nativa da África do Sul. Com suas flores belamente coloridas em exóticos tons de azul e laranja, esta planta é um trunfo para qualquer jardim ou casa.

2 comentários:

Joelma disse...

Pensei que o John só fizesse música pra Yoko

Anônimo disse...

sabia que essa música era pra ela, mas esta beem longe de demostrar sentimento profundo e coisa e tal, forçaram bem