quarta-feira, 14 de novembro de 2018

GEORGE HARRISON - THE BEATLES - SAVOY TRUFFLE*****


"Savoy Truffle" é uma música dos Beatles composta por George Harrison, e lançada no álbum The Beatles, o "Álbum Branco" de 1968. "Savoy Truffle" foi a última composta para o disco.

Harrison escreveu a música em homenagem a seu amigo Eric Clapton, que, na época também era viciado em doces e bombons. Em sua autobiografia “I Me Mine”, Harrison explica que teve a inspiração em uma caixa de chocolates da Mackintosh Good News. Muitas das linhas são baseadas em doces dessa caixa, embora “Cherry Cream” (creme de cereja) e “Coconut Fudge” (leite de coco) sejam invenções do próprio George. A letra é feita com os nomes exóticos dados a cada chocolate do sortimento da Mackintosh Good News, como Creme Tangerine, Mon-telimar, Ginger-Sling e Coffee Dessert. SavoyTruffle era um dos nomes originais, ao passo que Cherry Cream e Coconut Fudge foram inventados para se encaixar na música. Derek Taylor tentou contribuir em um trecho sugerindo o título de um filme que tinha acabado de ver, You Are What You Eat, feito por dois de seus amigos americanos, Alan Pariser e Barry Feinstein. Não deu muito certo, então Harrison mudou para "you know that what you eat you are".

Os Beatles, exceto John Lennon que não participou da faixa, começaram a gravar “Savoy Truffle” em 3 de outubro de 1968 no Trident Studios em Londres. Foi gravada a base de guitarra, baixo e bateria em 1 take, embora vários ensaios tenham sido previamente gravados. Dois dias depois ainda no Trident, Harrison gravou os vocais e em 11 de outubro, os overdubs de saxofone foram gravados no Abbey Road Studios. Os metais foram arranjados e conduzidos por Chris Thomas, que também toca órgão e piano elétrico. Houve discordância no processo de gravação dos metais, de acordo com Brian Gibson o engenheiro de som: "A sessão de metais estava indo bem, não há nada como uma sessão de metais para levantar os ânimos e soou realmente fantástico. Mas depois de ouvir esse ótimo som, George se virou para Ken Scott e disse, 'Legal, agora eu quero distorce-lo’. Então eu tive que ligar dois amplificadores de alto ganho, que estava sobrecarregado e introduzir muita distorção, cortando completamente o som e deixando-o sujo”. Ainda segundo Gibson, os seis saxofonistas (três barítonos e três tenores), não gostaram da mudança: “Os músicos vieram a sala de controle para ouvir e antes de tocar George foi dizendo, ‘Antes de vocês escutarem, eu preciso me desculpar pelo que eu fiz com esse lindo som, por favor, me perdoem, mas é do jeito que eu quero!’. Eu não acho que particularmente eles tenham gostado do que ouviram, mas perceberam que era aquilo que George queria, e que foi o trabalho deles que o providenciou”. A canção foi completada em 14 de outubro. Uma segunda guitarra, órgão e o tamborim foram adicionados. Ringo Starr não estava presente, pois partira com a família para Sardenha para suas férias de duas semanas.

Um comentário:

Joelma disse...

Por isso que soa tão George Harisson