segunda-feira, 26 de novembro de 2018

THE BEATLES - THE CONTINUING STORY OF BUNGALOW BILL


Bungalow Bill, diz a letra, foi caçar tigre com seu elefante e sua arma. Em caso de acidentes, ele sempre levava a mãe. Composta por John Lennon na Índia, a música conta a história verídica de Richard Cooke III, um jovem universitário americano que foi visitar a mãe, Nancy, no curso de meditação em Rishikesh na mesma época que os Beatles estavam lá. John descreveu 'Bungalow Bill' como o clássico americano saxão teimoso e filhinho da mamãe, e Cooke concorda que era uma descrição correta dele na época em que conheceu os Beatles. Cooke tinha mais de 1,80m, vestia branco e cortava o cabelo feito reco. "Os outros Beatles foram muito legais comigo, mas John estava sempre distante. Eles eram a síntese da contracultura, e eu era o bom moço americano, o típico atleta universitário. Não havia muito para nos conectar"Disse CookeA caça ao tigre a que a canção se refere aconteceu a três horas de Rishikesh. Cooke e sua mãe viajaram de elefante e depois se esconderam em uma árvore sobre uma plataforma de madeira para esperar a chegada do tigre. "Rik ficou sentado, e eu fiquei em pé ao lado dele. Não demorou muito até eu ver um vulto preto e amarelo. Dei um grito, Rik virou e deu um tiro que atravessou a orelha do tigre", Nancy recorda.
"Foi bem emocionante atirar em um tigre, mas o texano que organizou a caça veio até mim e disse 'você atirou, mas não diga uma palavra. Até onde o mundo sabe, você não atirou nesse tigre. Ele queria voltar para casa com a pele e as garras como troféu", relembra Cooke. Somente quando chegaram ao Ashram, foi que que Cooke começou a sentir remorso e questionar se matar o animal traria um 'carma ruim'. Ele e a mãe tiveram um encontro com o Maharishi, do qual John e Paul também participaram. "Eles estavam lá por acaso quando tive essa conversa com o Maharishi. Minha mãe é uma pessoa muito falante e estava contando animadamente sobre a morte do tigre. O Maharishi parecia bastante consternado que uma seguidora sua pudesse sair e fazer algo assim. Foi a única vez que eu o vi quase bravo", conta Cooke. E disse que estava se sentindo mal por causa daquilo e achava que nunca mais ia matar um animal. O Maharishi disse 'você teve o desejo, Rik, e agora não tem mais?'. Então John perguntou 'você não acha que isso é destruir a vida?', e eu disse 'éramos nós ou o tigre'. Ele estava pulando exatamente onde nós estávamos'".Imagem relacionada
"Bungalow Bill" era uma alusão a Buffalo Bill, o nome artístico do cowboy americano William Frederick Cody (1846-1917), que, no pós-guerra, virou herói de uma história em quadrinhos para jovens.Tornou-se "Bungalow" porque toda acomodação em Rishikesh era em bangalôs. lan MacDonald comenta em 'Revolution In The Head' que a música parece ser baseada em "Stay As Sweet As You Are", que foi escrita por Mack Gordon e Henry Revel e foi usada no filme de 1934 Colkge RhytlimRichard Cooke III não sabia nada sobre "Bungalow Bill" até começar a receber cartões-postais dizendo "Hey Bungalow Bill. What did you kill?" dos amigos, que o reconheceram na música. Hoje, ele se divide entre o Havaí e o Oregon e trabalha como fotógrafo para a revista National Geographic. Sua mãe, Nancy, vive em Beverly Hills, Califórnia.
"The Continuing Story of Bungalow Bill" abre com um solo de violão no estilo flamenco, criado por um teclado Mellotron e que fecha a música anterior, “Wild Honey Pie”, seguido por um refrão, cantado pelos Beatles, a então esposa de Ringo, Maureen, e Yoko Ono (esta última sendo a única voz feminina em gravação dos Beatles a cantar uma linha inteira). “The Continuing Story Of Bungalow Bill” foi gravada no Abbey Road Studios, em 8 de outubro de 1968 e foi completada com a inclusão de todos os overdubs nessa mesma sessão. Os Beatles também completaram a canção composta por Lennon, “I'm So Tired” durante a mesma sessão de gravação. Participaram da gravação: John Lennon – vocal, violão, órgão; George Harrison – violão, backing vocal; Paul McCartney – baixo, backing vocal; Ringo Starr – bateria, backing vocal, tamborim; Chris Thomas – mellotron; Yoko Ono – vocal, backing vocal; Maureen Starkey – backing vocal.

4 comentários:

Edu disse...

Uma sacanagem, uma covardia, um assassinato cruel desse babaca desse Cooke. Hoje, se fizesse uma merda dessas, estava fodido! Desculpem o palavreado, obrigado.

Joelma disse...

Se fosse hoje teria sido preso. Aliás a mãe também. Ou pago uma pesada multa. Mas acho que nem merecia ser eternizado com uma dos Beatles. Mas eles denunciaram algo cruel. Isso é mais importante.

Edu disse...

É isso!

Anya disse...

Esse cara afirmou ter se arrependido. Não posso afirmar que realmente ele tenha se arrependido, mas o fato é que após ter tomado conhecimento da música, trocou o rifle por uma câmera e se tornou fotógrafo da National Geographic. Grande John!!