quarta-feira, 7 de novembro de 2018

JOHN & YOKO - WEDDING ALBUM - O DISCO DAS BODAS - 1969


Em março de 1969, John e Yoko conseguiram chegar em Gibraltar onde se casaram oficialmente. A lua de mel seria em hotéis pelo mundo afora em que celebrariam sua união e fariam campanhas pacifistas. Veio a seguir, mais um disco de música vanguardista e inacabada celebrando o casamento dos dois, lançado com o título de ‘Wedding Album’.
"Wedding Album" foi o 3º e último (ufa!) da trilogia de álbuns experimentais de John Lennon e Yoko Ono. Lançado no dia 7 de novembro de 1969, tinha duas faixas, uma em cada lado do disco. No lado 1, “John & Yoko”, com seus quase 23 minutos, uma gravação de John Lennon chamando por Yoko Ono e vice-versa em variados tons e formas, mais o som de seus batimentos cardíacos. Haja paciência! No lado 2, “Amsterdan” era maior ainda, com 25 minutos. Foi gravada primeiro, em um quarto no Hotel Hilton em Amsterdã, Holanda, durante 25 a 31 de março de 1969. A “peça” consiste em entrevistas sobre sua campanha pela paz, conversas e capturas de sons durante a lua de mel do casal. Havia também outros quatro interlúdios, incluindo Lennon tocando uma composição de estilo blues no violão, com as palavras "Goodbye Amsterdam Goodbye". Ono canta "Grow Your Hair", uma música sobre a paz. Lennon canta um breve trecho em uma canção da música dos Beatles "Good Night". O último interlúdio é uma breve recitação das palavras "Bed peace" e "Hair peace".

O álbum original (LP) vinha em uma caixona de luxo elaborada pelo design por John Kosh, incluindo fotografias, desenhos de Lennon, uma reprodução da certidão de casamento, uma foto de uma fatia de bolo de casamento, e um livreto de recortes da imprensa sobre o casal. O álbum nem de longe apareceu em qualquer lista das paradas britânicas, mas conseguiu um # 178 nos EUA.

Assim como os dois anteriores, “Unfinished Music No. 1: Two Virgins” (novembro de 1968) e “Unfinished Music No. 2: Life with the Lions” (maio de 1969), o álbum de casamento recebeu em sua maioria críticas negativas de fãs e da mídia especializada. Quando apareceu em CD, em 1997, foram incluídas as faixas "Who Has Seen the Wind?" (Ono), "Listen, the Snow Is Falling" (Ono) e "Don't Worry Kyoko (Mummy's Only Looking for Her Hand in the Snow)", que desde então Yoko Ono executou em suas performances.

Nenhum comentário: