quarta-feira, 28 de novembro de 2018

THE BEATLES - GEORGE HARRISON - LONG LONG LONG***


A terceira contibuição de George Harrison para o Álbum Branco lembra um canto fúnebre. O vocal de George, gravado em duas pistas, está mixado tão ao fundo e oculto de tal modo pelo som do violão que é difícil discernir a letra. A gravação conta com truques dramáticos da bateria de Ringo, além de ter Paul ao piano e órgão Hammond, terminando com um lamento sobrenatural e fantasmagórico num instrumento indiano de sopro, o shehnai – tocado por um músico de estúdio. John Lennon não participou da gravação.
Mais que qualquer outro Beatle, George se inspirava para compor ao ouvir outras músicas. Os acordes de "Long Long Long" foram sugeridos pela misteriosa canção de Bob Dylan "Sad Eyed Lady Of The Lowlands". Ele ficou fascinado e queria escrever algo parecido. Ele rabiscou a letra nas páginas vazias de uma agenda semanal de 1968 e a chamou de "It's Been A Long Long Long Time", que se tornou o título provisório.
"Long Long Long" soa como uma simples canção de amor, mas, de acordo com George, o "você" em questão aqui é Deus. George foi o primeiro Beatle a demonstrar interesse pela religião oriental e o único a mantê-lo depois que os demais se desiludiram com o Maharishi após a visita à índia. No entanto, George mudou seus vínculos, se distanciou do Maharishi e da meditação transcendental e aderiu publicamente à Sociedade Internacional para a Consciência de Krishna. Mais tarde, transformou o mantra Hare Krishna em um single de sucesso.

3 comentários:

Henrique disse...

Particularmente não acho que se pareça a um canto fúnebre. Mais parece uma música melancólica

Unknown disse...

O efeito da voz em duas pistas lembra o canto numa acústica de catedral, talvez para alguns a semelhança com algo funebre venha disto. Prefiro acreditar que o canto é para Deus, por isso o compasso é lento como uma oração.

Edu disse...

COMENTÁRIOS DE "ANÔNIMOS" NÃO SÃO PUBLICADOS.