quinta-feira, 22 de novembro de 2018

SOBRE OS NOVOS VÍDEOS DE GLASS ONION E BACK IN THE USSR


Em comemoração aos 50 anos do Álbum Branco dos Beatles, dois novos vídeos foram produzidos para duas das faixas mais amadas do álbum – “Glass Onion” e “Back in the U.S.S.R.”. No início deste ano, assistiu-se ao 50º aniversário do clássico animado Yellow Submarine, e este mês marca a mesma comemoração de meio século do seminal álbum duplo da banda, com alguns novos vídeos produzidos especialmente em comemoração ao mitológico álbum.

“Glass Onion”, uma das faixas mais conhecidas do álbum, recebeu uma produção em stop-motion muito ambiciosa realizada pela agência de animação Trunk, que também produziu um novo vídeo para “Back in the U.S.S.R”, lançado uma semana depois. Em uma entrevista com os diretores da Trunk, Alasdair Brotherston & Jock Mooney, é possível conhecer um pouco mais sobre esses novos vídeos. O vídeo de Glass Onion tem como inspiração o poster original encartado no álbum duplo na época de seu lançamento em 22 de novembro de 1968 (pouco antes de ser apelidado de” White Album” pelo mundo).

A colagem contou com uma montagem de imagens, incluindo fotografias, tiras de filmes, desenhos e elementos coloridos, todos fornecidos pelos Beatles ao artista pop/diretor de arte Richard Hamilton e Paul McCartney. Os dois então montaram uma colagem variada e detalhada que reflete a natureza eclética das faixas do álbum, e que Alasdair e Jock trouxeram à vida para o vídeo de “Glass Onion”. Depois de completado o excelente trabalhão em “Glass Onion”, a dupla foi convidada a fazer um vídeo para “Back na URSS”, com o qual eles escolheram se concentrar em uma técnica também usada em “Glass Onion” - riscar e pintar sobre filme – interferências expandidas e exploradas ao longo do curso de todo o vídeo.
"Parecia uma coisa muito natural explorar a técnica do 'scratch film", disseram os produtores. "Em um estágio muito inicial, sabíamos que os dois vídeos deveriam ser como 'irmãos' um do outro. O material de rascunho também foi muito divertido e vibrante e tem uma energia que realmente combina com uma música como Back in the USSR". Obviamente, trabalhar nos dois filmes foi um deleite para a dupla.
"Fazer esses dois projetos foi uma grande honra e privilégio", dizem. “Os Beatles significam muito para muitas pessoas e queríamos fazer o trabalho que parecia que respeitou esse legado". Também falaram sobre a importância da colagem original de McCartney e Hamilton em 1968 para o trabalho em 2018. "No início do projeto, ouvimos uma entrevista com Paul McCartney, na qual ele explicou como foi importante que a colagem que ele fez com Richard Hamilton tenha sido criada em escala real - nenhum elemento foi ampliado ou encolhido durante o processo criativo e isso deu origem a justaposições e técnicas particulares que informaram a peça acabada. Estávamos convencidos de que iríamos abordar este projeto da mesma forma, no pleno conhecimento de que nos causaria alguns problemas na filmagem. (Como tal) estamos muito orgulhosos de que tudo o que você vê no vídeo foi criado na escala pretendida originalmente e nós abraçamos os desafios que essas restrições criaram e que superá-las realmente foram fundamentais para a aparência da peça finalizada".

Nenhum comentário: