quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

SUZY & THE RED STRIPES - SEASIDE WOMAN - SENSACIONAL!*****


"Seaside Woman" foi um single de 1977 de Linda McCartney e Wings, lançado sob o pseudônimo de Suzy and the Red Stripes. Alcançou a 59ª posição nos EUA, mas não marcou no Reino Unido.

"Seaside Woman" foi a primeira música que Linda McCartney escreveu sozinha, em resposta a um processo da Northern Songs e da Maclen Music, alegando que Paul havia violado um acordo de exclusividade em ter colaborado com Linda na música "Another Day". A colaboração teve o efeito de transferir uma parte de 50% dos direitos autorais para sua própria empresa McCartney Music. De acordo com uma entrevista de 1974 com Linda, ela escreveu a canção durante uma visita da família McCartney à Jamaica em 1971 "quando a ATV estava nos processando dizendo que eu era incapaz de escrever, então Paul disse: 'Saia e escreva uma música’”. O processo, que alegava que os créditos da co-autoria de Linda eram inautênticos e que ela não era uma compositora de verdade, foi "resolvido amigavelmente", de acordo com um porta-voz da ATV, em junho de 1972.

As vistas e sons da Jamaica inspiraram Linda a criar um nome para sua banda. No espírito de Paul que inventou uma pessoa fictícia como "Percy Thrillington", projeto de cordas instrumental do álbum Ram, Linda seguiu o caminho: “Quando estávamos na Jamaica, havia uma versão fantástica de ‘Suzie Q’, então eles me chamavam de Suzy. E a cerveja na Jamaica é chamada Red Stripe, o que faz dela Suzy e The Red Stripes”.
Os Wings executaram pela primeira vez "Seaside Woman" durante a ‘Wings University Tour’ em fevereiro de 1972. Em 14 de julho, um show na França foi cancelado, então a banda gravou uma versão inicial de "Seaside Woman" no EMI Pathe Marconi Studios em Paris. A versão lançada foi gravada mais tarde pelo Wings durante as sessões do “Red Rose Speedway” em novembro de 1972.
O single foi lançado pela primeira vez cinco anos após a gravação, em 1977, na Epic, nos Estados Unidos. O lado B, "B-Side to Seaside", foi escrito por Paul e Linda McCartney e gravado pelos McCartneys (sem Wings) em março de 1977. Dois anos depois, "Seaside Woman" foi lançada pela A&M Records no Reino Unido em uma versão regular, que continha listras vermelhas diagonais na capa. Em 1986, uma versão remixada foi lançada pela EMI. Ambos os lados do single foram posteriormente incluídos no álbum póstumo de Linda McCartney, “Wide Prairie” (que já apareceu aqui).
"Seaside Woman" foi transformada em um curta de Oscar Grillo em 1980. Ele retrata uma jovem jamaicana e seus pais amorosos que cuidam das linhas de pesca na Jamaica. O filme ganhou o ‘Curta Metragem Palme d'Or’ no Festival de Cannes de 1980. O desenho animado foi lançado na edição VHS de “Rupert and the Frog Song”. Foi relançado em DVD em 2004 em Tales of Wonder: Music and Animation Classics.

5 comentários:

Edu disse...

Sensacional! Excelente pra curtir na praia com muita erva e cerveja boa!

Marcio disse...

Vou dizer uma coisa Edu, nasci detestando a Yoko Ono e depois de tantos anos ainda não consigo gostar dela, até porque ela é chata pra caramba. Nunca consegui entender porque Lennon insistia em empurrá-la goela a baixo de seus fãs. A mulher como cantora é uma piada de extremo mal gosto, faz até defunto tremer. Mas também não podemos esquecer que Paul fez o mesmo com Linda. A diferença é que Linda não era chata como a Yoko, com sua voz de taquara rachada, mas esteve com Paul em todos os discos e shows.

HÉTEL STEFANHUCK disse...

A erva da qual tu fala Edu, é a do chimarrão?......rsrsrsrs......ótima música.....um reggae rock.....de primeira....amei...🍄🍺

Edu disse...

Claro! Rsrsrs

Duda Barbosa disse...

Muito bom esse reggae!