sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

THE BEATLES EM MIAMI - FEVEREIRO/1964


No dia 12 de fevereiro, o ‘day-after’ da espetacular estreia tocando ao vivo no Coliseum em Washington, os Beatles pegaram o trem de volta para Nova York. A viagem durou duas horas, mas quando chegaram, sua limousine não estava na estação, pois, em virtude do feriado da comemoração de Abraham Lincoln, as escolas estavam fechadas e 10 mil fãs os esperavam, bloqueando as ruas ao redor de Penn Station. Eles foram levados ao hotel escondidos em táxis comuns. Depois seguiram para o Carnegie Hall, onde fariam duas apresentações de 25 minutos. Após os shows, naquela noite, última que passariam em Nova York, foram para o Headliner Club para uma noitada, depois, foram a um café em Greenwich Village e voltaram para o hotel ao amanhecer.
O voo da National Airlines partiu às 13h30 do dia 13 de fevereiro levando os Beatles e sua comitiva para a ensolarada Florida. Chegaram à Miami às 16h, onde 7 mil fãs enlouquecidas os esperavam, instigadas pelas rádios concorrentes WFUN e WQAM, que divulgaram a hora da chegada do voo. Os Beatles saíram do avião direto para a limousine que os esperava e rumaram para Deauville Hotel, em Miami Beach. Foram escoltados por três limousines pretas e batedores em motocicletas.
Murray the K os acompanhou, além de dividir os aposentos com George, uma suíte com três quartos, protegida por seguranças da agência Pinkerton. (George ficara irritado e nunca conseguiu entender como o abusado DJ de Nova York con­seguiu acompánhá-los por toda a viagem). À noite, foram à discoteca Mau Mau Lounge, onde assistiram a banda The Coasters. Depois, Murray the K levou-os para ver Hank Ballard e The Midnighters em outra disco­teca, o Miami Peppermint Lounge, onde foram cercados por caçadores de autógrafos, tendo de ir embora rapida­mente.

O dia 14 de fevereiro começou com um breve ensaio para o Ed Sullivan Show, depois uma sessão de fotos para a revista Life na piscina da casa de um executivo da Capitol Records e um passeio por Miami Harbour em um luxuoso barco, oferecido por um tal de Bernard Castro. Dois repórteres, escondidos a bordo, fo­ram encontrados e o barco voltou à costa, para que pudessem ser ex­pulsos. O segurança particular dos rapazes, o sargento Buddy Bresner, levou-os até sua casa para que pu­dessem conhecer sua mulher e seus filhos - Dottie, Barry, Andy e Jeri - e lhes preparou uma típica refeição americana.

À noi­te, ficaram no hotel e assistiram aos shows nos nightclubs do hotel: os comediantes Don Rickells e Myron Cohen e a cantora Carol Lawrence.
No dia seguinte, vestindo calções de banho, os Beatles ensaiam no Napoleon Room do hotel. Fizeram o ensaio de figurino para o Ed Sullívan Show para uma plateia de 2.500 pessoas, muitas das quais haviam esperado em fila fora do estúdio desde as pri­meiras horas da manhã. Depois, foram pescar.
O Ed Sullivan Show, no dia 16 de fevereiro foi gravado no próprio Deauville Hotel. A CBS distribuiu 3.500 ingressos, mas a lotação era de 2.600 lugares. A polícia teve de enfrentar o tumulto causado pelos fãs, que, mesmo com ingressos perfeitamente válidos nas mãos, não conseguiram enttrar (imagine...). Os Beatles tocaram: “She Loves You”, “This Boy”, “All My Loving”, “I Saw Her Standing There”, “From Me To You” e “I Want To Hold Your Hand”. Os boxeadores Joe Louis e Sonny Linston estavam na plateia. A atriz, cantora e dançarina Mitzi Gaynor foi a atra­ção principal do programa, mas os 70 milhões de espectadores que es­tavam assistindo ao show queriam era ver os Beatles.

O dia seguinte foi só diversão. Os Beatles esquiaram e foram à praia onde foram cercados por dezenas de jovenzinhas de bikini doidas para dar (sua atenção) para eles (rsrs). Ao que parece, Ringo foi quem mais se divertiu.

No dia seguinte, os Beatles foram conhecer Cassius Clay, no ginásio de treinamento onde ele es­tava se preparando para a revanche contra o campeão Sonny Liston. Os fotógrafos enlouqueceram quando o ex-campeão dos pesos-pesados (que recuperaria o título nessa luta com Liston), levantou Ringo como se fosse de papel.

Depois, participaram de um churrasco nos jardins da casa de um milionário, onde comeram os maiores filés que já haviam visto na vida e, ainda, pilotaram lanchas de corrida pela primeira vez. À noite, foram a um drive-in assistir ao filme Seresteiro de Acapulco, estrelando Elvis Presley. No dia 21 de fevereiro, os Beatles e sua comitiva pegaram um voo de Miami para Londres, com escala em Nova York. Era o fim daquela última semana que os rapazes passaram nos Estados Unidos e encantou Miami, a América e encantou os Beatles também.

3 comentários:

Edu disse...

O caso de Amor entre os EUA e os Beatles, foi absolutamente recíproco e os marcou pelo resto de suas carreiras. Para o bem e para o mal.

Marcio disse...

Edu, porque os shows dos Beatles eram tão curtos?

Edu disse...

Prezado, desde que passaram a ser empresariados por Brian, raramente os Beatles eram a única atração em um show. Três, quatro ou até mais artistas se apresentavam antes deles que eram sempre as últimas estrelas a tocar. Cada show dos rapazes durava em média 25 minutos por determinações do Sr. Epstein, preocupado com a segurança. Valeu!