sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

VOCÊ CONHECE MURRAY THE K - "O 5º BEATLE"???

Publicada em 14 de novembro de 2011.
Fotógrafos a postos. Fãs histéricos. Jornalistas à beira de um ataque de nervos. Seguranças perdidos diante de uma multidão ensandecida. Assim foi a primeira entrevista dos Beatles em solo americano, em 7 de fevereiro de 1964. A banda já era número 1 na América e a coletiva de imprensa, realizada numa sala do Aeroporto John Fitzgerald Kennedy, em Nova York, pode ser considerada um marco. Na chegada, John, Paul, George e Ringo foram ciceroneados pelo disc jockey Murray the K. O DJ estreitou laços com o grupo na Europa, alguns meses antes, quando empresariou bandas que dividiam o palco com os próprios Beatles.
Murray Kaufman nasceu em 14 fevereiro de 1922. Conhecido profissionalmente como “Murray the K”, foi um influente empresário e DJ dos anos 1950, 1960 e 1970. Durante os primeiros dias da Beatlemania, ele frequentemente refería-se a si mesmo como o “Quinto Beatle". Murray Kaufman veio de uma família do show business: sua mãe, Jean, tocou piano, no vaudeville e escreveu a música e sua tia era uma atriz no palco e no cinema. Ainda criança, foi um "extra" em vários filmes de Hollywood em 1930. Entrou para a escola militar e mais tarde foi para o Exército, onde era uma espécie de "animador" das tropas. Depois da guerra, apareceu em vários shows e também fazendo "escada" para artistas em evidência. A grande chance para Murray veio em 1958, depois que foi para a rádio WINS-AM para fazer um show todas as noites, que ele intitulou "The Swingin Soiree".
Durante toda a 1ª estadia dos Beatles nos Estados Unidos, coube ao DJ Murray The “K” guiá-los pelas boates da moda de Nova Iorque e de Miami. Eles conheceram a Peppermint Lounge e também, o Playboy Club. Indagado por um repórter em Washington sobre “que diabos Murray "The K", está fazendo aqui?”, George Harrison respondeu: “ele é o quinto beatle”. O DJ começou a usar o título de “quinto beatle” em suas intervenções na Rádio 1010 WINS, o que irritou Brian Epstein à primeira vista, mas, posteriormente, ele entendeu que isso ajudaria ainda mais a promover os Beatles. Nos dois shows que os Beatles realizaram no Carnegie Hall, em Nova Iorque, no dia 12 de fevereiro, Murray "The K", fez as honras da casa antes do show do quarteto. Em 21 de fevereiro de 1982, Murray "The K", o "quinto Beatle", morreu de câncer aos 60 anos de idade.