quinta-feira, 14 de junho de 2012

HARD ROCK CAFE - 41 ANOS DE ROCK

Hard Rock Cafe é uma cadeia americana de restaurantes temáticos com mais de 143 unidades espalhadas em 36 países, cujo tema é o rock 'n roll. O primeiro restaurante foi fundado em Londres, em 14 de junho de 1971, por dois jovens americanos, Isaac Tigrett e Peter Morton.
O local escolhido ficava na área londrina de Piccadilly, próximo ao Hyde Park (mais especificamente, uma parte do parque conhecida como Hyde Park Corner). O imóvel era amplo, pois fora um salão de automóveis anteriormente, e os dois sócios começaram a preencher as paredes com objetos relacionados com o Rock.
Começou sua expansão global em 1982, quando os sócios tomaram a decisão de levar ao resto do mundo sua concepção de Café. Morton encarregou-se de abrir filiais do Hard Rock em Los Angeles e São Francisco, na Califórnia, Chicago e Houston, todos nos Estados Unidos. Tigrett levou o restaurante a Nova Iorque, Dallas, Boston, Washington D.C. e Orlando, nos EUA e a Paris, na França e Berlim, na Alemanha. Pouco tempo após o início da expansão global, Tigrett vendeu sua participação no negócio para a empresa Mecca Leisure, a qual foi vendida, em 1991, para outra corporação, a Rank Organisation, que deu seqüência à expansão da cadeia e, alguns anos mais tarde, comprou a parte de Peter Morton, adquirindo o controle total da marca.
O restaurante é mais conhecido pela "atmosfera" que proporciona do que por sua comida. Para manter esta fama, o Hard Rock está constantemente à busca de doações de instrumentos e outros objetos relacionados ao Rock, sendo a empresa a detentora da maior coleção de objetos relacionados ao Rock 'n Roll do mundo. Em quase todas as lojas pelo mundo pode-se encontrar instrumentos autografados, roupas usadas em turnês mundias e fotografias, também autografadas, penduradas nas paredes dos restaurantes. A coleção começou por acaso, já em 1971, quando Eric Clapton, que era freqüentador assíduo do restaurante original, em Londres, doou espontâneamente uma guitarra autografada ao restaurante. O instrumento foi colocado em exibição no local, e, ao ficar sabendo do fato, o roqueiro Pete Townshend, do The Who, enviou ao restaurante uma guitarra autografada sua acompanhada de um bilhete que dizia: "A minha é melhor! Com Amor, Pete" (Mine's better! Love, Pete.).
Durante a década de 1980, a popularidade da marca chegou ao seu ápice, com o hobby que se popularizou de colecionar camisetas e agasalhos com a logomarca "Hard Rock Cafe" e a localização da loja abaixo. A nova mania, passada a febre das camisetas, foi a coleção de broches conhecidos como "pins", no formato de logomarca/localização. Em alguns círculos, no entanto, o hábito de colecionar lembranças de visitas a diversas lojas do Hard Rock Café foi rotulado de "kitsch", e já não é tão cultivado e generalizado como antes fora.
Atualmente há mais de 143 lojas do Hard Rock Café, em cerca de 36 países, e há projetos para novas expansões. Mais recentemente, a marca passou a inaugurar hotéis e cassinos, para ampliar sua clientela. Muitos alegam, no entanto, que o foco da marca se teria desviado do original devido ao suposto "comercialismo exacerbado" adotado. Entre os "problemas", cita-se o fato de que os clipes e outros vídeos musicais exibidos nos restaurantes foram uniformizados, sendo enviados às lojas a partir de uma central mundial, além de que não seriam, em muitos casos, verdadeiros representantes do Rock, pois a cadeia se teria tornado muito "pop". Anota-se também desvio de foco na própria coleção em exibição, como no caso citado da loja de Nova Orleans, nos EUA, onde o espaço da parede que fora ocupado por um disco dos Beatles hoje está alocado para a fantasia de garçonete usada por Britney Spears em um de seus clipes.
No Brasil existem atualmente 2 unidades do restaurante. Um no Citta América, localizado na Avenida das Américas, na Barra da Tijuca, cidade do Rio de Janeiro e outro no Shopping AltaVila Center na cidade de Belo Horizonte. Atualmente o Hard Rock Cafe do Rio de Janeiro está em transferencia para o bairro de Copacabana.

2 comentários:

João Carlos disse...

Mais um bom post. Essa "marca" é bastante conhecida de fato mas para nós era uma incógnita.Agora entendi direitinho!

Valdir Junior disse...

Post certeiro Edu !!!
Uma marca mais conhecida qui em terra brasilis mais pelas estampas em camisetas e etc, do que pelo bar em si !!!