quinta-feira, 28 de junho de 2012

YELLOW SUBMARINE 2012 - DVD E BLU-RAY


O clássico filme animado dos Beatles "Yellow Submarine" (1968) foi restaurado digitalmente e lançado em DVD e Blu-Ray no dia 28 de maio. Na mesma data, o CD com a trilha sonora do longa chega às lojas. O vídeo foi restaurado sem softwares, todo manualmente, devido à natureza delicada da arte gráfica original, toda desenhada à mão. Entre os bônus do DVD e do Blu-Ray estão: um minidocumentário intitulado "Mod odyssey", de sete minutos; o trailer original; comentários do produtor John Coates e do diretor de arte Heinz Edelmann; entrevistas; sequências do storyboard; 29 desenhos à lápis; e 30 fotos dos bastidores. "Yellow Submarine" foi dirigido por George Dunning e escrito por Lee Minoff, Al Brodax, Jack Mendelsohn e Erich Segal. A direção de arte e a produção são assinadas por Heinz Edelmann. Inspirado pelas tendências artísticas da época, o filme tem influências da pop art de Andy Wahrol, Martin Sharp, Alan Aldridge e Peter Blake.

No longa, John, Paul, George e Ringo lutam com humor, músicas e, claro, um submarino amarelo para enfrentar os Blue Meanies e seu exército de monstros no mítico e pacato mundo de Pepperland. Quase tão intrigante quanto o enredo é a produção dessa animação psicodélica e experimental - especialmente porque, em princípio, a banda não estava muito a fim de participar, segundo relatos dos realizadores à Reuters. Os Beatles tinham contrato com a United Artists para fazer três filmes. Os dois primeiros ("Os Reis do Iê-Iê-Iê", de 1964, e “Help!", de 1965) foram um sucesso, mas em 1967, depois do fiasco de Magical Mystery Tour, já haviam se desinteressado de filmar.

Al Brodax, que já produzia o desenho animado dos Beatles "Beatles Cartoon" que ia ao ar nas manhãs de sábado pela ABC, então convenceu a United Artists e o empresário dos Beatles, Brian Epstein, a deixá-lo fazer um longa-metragem que honrasse o contrato.

"Eu me voluntariei para o terceiro filme", disse Brodax. "Tudo o que os Beatles precisavam fazer era contribuir com quatro novas músicas." Mas os Beatles não gostavam do humor vulgar do desenho animado da TV, e achavam que "Yellow Submarine" iria pelo mesmo caminho, segundo contou o diretor de animação do filme, Bob Balser. Bob Hieronimus, autor de uma vasta pesquisa sobre "Yellow Submarine", diz que o diretor George Dunning então trouxe outros talentos da animação para o projeto - inclusive o alemão Heinz Edelman, responsável pelo aspecto geral do filme."Ele desenhou um incrível grupo de personagens dos Blue Meanies e seu exército. Ele realmente gostava de criar todas as interessantes armas deles", disse John Coates, que foi o produtor original da animação.
Então, quando os Beatles viram o filme saindo do estúdio, perceberam que não tinha nada a ver com a animação da TV, e abraçaram o projeto, decidindo inclusive rodar uma sequência "em carne e osso" que aparece no final. Embora o roteiro tenha sido desenvolvido pelo dramaturgo Lee Minoff, grande parte da trama foi criada pelos animadores. "Acho que havia uns 20 roteiristas no filme, mas foi realmente um grande esforço colaborativo", disse Balser. O filme já havia sido lançado em DVD em 1999. Para a cópia restaurada, o estúdio Eque Inc., de Hollywood, se baseou no negativo original, retrabalhado fotograma por fotograma, ao longo de meses - um total de mais de 130 mil imagens. Balser disse que, se o filme fosse refeito hoje com o auxílio de computadores, não seria o mesmo. "O que você vê é a alma das pessoas trabalhando em um filme. É arte."

5 comentários:

Valdir Junior disse...

Esse desenho é magico !!!
Não vejo a hora de botar minhas mãos nesse DVD !!!

Edu disse...

Subafilms. Yeah!

Jeniffer disse...

O único filme deles que eu não assisti, quer dizer assisti, mas a qualidade estava tao ruim, mas tao ruim que eu não entendi nada, quero o restaurado já!

João Carlos disse...

Alguém sabe o preço (+ ou-) nas lojas!

Edu disse...

O Blu-Ray custa em torno de 90 reais. O DVD em torno de 45. Abração!