sexta-feira, 8 de junho de 2012

JOHN LENNON LIVE PERFORMANCES - IMPERDÍVEL!

Os anos de 1968 e 1969, foram bem intensos para John Lennon e Yoko Ono. Em 11 de novembro de 68, lançaram "Unfinished Music No. 1 - Two Virgins". O disco registra diálogos, gritos e sussurros do casal apaixonado. A capa do disco causou grande polêmica, mostrando o casal em nu frontal. Um filme homônimo, de 21 minutos, superpondo as faces de John e Yoko, e "Smile", uma sequência rápida de 30.000 fotogramas por minuto de Lennon sorrindo, foram filmados no jardim da propriedade dele, no verão de 1968, e lançados no Festival de Filmes de Chicago em dezembro, iniciando a fase cinematográfica do casal. Quase ao mesmo tempo, o filme "Yellow Submarine" estreava nos cinemas. E o álbum "The Beatles" foi lançado ainda em novembro (68).
Em dezembro John e Yoko participaram do especial para TV dos Rolling Stones "Rock'n'Roll Circus". Foi a primeira vez que ele fez uma apresentação musical, sem os Beatles, apesar de boatos que teria tocado junto a Jimi Hendrix numa gravação de "Day Tripper", em 1967, no programa "Radio One", na BBC. No especial dos Stones, John formou o The Dirty Mac, com o Rolling Stone Keith Richards, o baterista da Jimi Hendrix Experience, Mitch Mitchell e o guitarrista Eric Clapton. Yoko e o violinista Iviry Gitlis se juntaram ao supergrupo em um dos números. E, para finalizar o ano, no Royal Albert Hall, em Londres, John e Yoko iniciaram uma série de happenings chamados "Bagism", onde apareciam dentro de grandes sacos brancos a fim de expressar uma "total comunicação". Os "Bagism" iam desde uma promoção artística do casal a protestos contra a pena de morte na Inglaterra. Em 20 de março, casaram-se em Gibraltar.


Os Beatles, após quatro anos de turnês pelo mundo, pararam com as excursões em 1966, exaustos com a histeria nos shows. Em janeiro de 1969, fizeram um concerto surpresa nos telhados de sua gravadora, a Apple. Mas nenhum deles havia se apresentado solo, até o dia dois de março de 1969, quando John Lennon, acompanhado de Yoko, fez uma aparição surpresa na Universidade de Cambridge, acompanhados dos músicos de jazz John Tchikai e John Stevens. O show foi gravado e incluído como um dos temas do segundo álbum do casal - "Unfinished Music No.2 - Life With The Lions", lançado em maio de 1969.
O primeiro concerto da Plastic Ono Band aconteceu no Varsity Stadium em Toronto, Canadá, em 13 de setembro, durante o "Toronto Rock'n'Roll Revival Show". A Plastic Ono Band, não só passou a existir como estava composta pelos mais célebres músicos como o guitarrista Eric Clapton, o baixista Klaus Voormann (amigo desde os tempos de Hamburgo) e o baterista Alan White. Dividiram o palco com a banda, ídolos de John, nos anos 50, como Little Richard, Chuck Berry, Fats Domino, Gene Vincent e Jerry Lee Lewis, além das então recentes atrações da época como The Doors e a banda Chicago. Os concertos foram filmados pelo cineasta D.A Pennebaker e lançado nos cinemas como "Toronto Pop". Ao retornar a Londres, em 20 de setembro, John comunicou aos outros três Beatles, sua intenção de deixar o grupo, mas foi demovido da ideia por Paul McCartney.
O prolífero ano de 1969 para John Lennon fechou com o lançamento, em dezembro, do álbum "Live Peace In Toronto", produzido por John e Yoko, registrando o concerto no Varsity Stadium. O primeiro álbum da Plastic Ono Band, chegou ao Top 10 das paradas de sucesso e faturou um disco de ouro. O álbum veio com um calendário estilizado de brinde e apresentou as versões ao vivo para clássicos do rock'n'roll dos anos 50 como "Blue Suede Shoes" de Cari Perkins e para a vanguardista composição de Yoko - "Don't Worry Kyoko". Três dias após o lançamento do álbum, sob o nome de Plastic Ono Band Supergroup, John e sua banda tocaram no evento "Peace For Christmas" no Lyceum Ballroom (13), em Londres, com renda para UNICEF. Entre os músicos convidados estavam, o Beatle George Harrison, o baterista do The Who, Keith Moon, Eric Clapton e outros. Após o concerto, outdoors foram expostos em onze países com a mensagem: "War Is Over - If You Want . Happy Christmas From John &. Yoko".
Durante um breve período de John e Yoko em Manhattan, o casal participou de um concerto, em junho de 1971, com Frank Zappa e The Mothers of Invention no Fillmore East. Foi a primeira vez que um ex-Beatle tocou em um show nos Estados Unidos desde 1966.

Em dezembro, John e Yoko lançaram o single natalino "Happy Xmas (War Is Over)", que foi direto ao segundo lugar no hit parade, mas sua atuação nos palcos americanos estava longe de parecer uma festa cristã. Em dez de dezembro, John e Yoko se apresentam no Crisler Arena, em Ann Arbor, Michigan, no evento político "Ten For Two" pela libertação do ativista político de esquerda, John Sinclair, solto três dias após o concerto.
Uma semana depois, o casal fez uma aparição surpresa em um concerto no Apollo Theatre, no bairro negro do Harlen, em Nova York, em benefício das esposas dos 28 homens assassinados durante uma rebelião na prisão estadual de Attica.

Em 30 de agosto DE 1972, John Lennon, Yoko Ono e a Plastic Ono Band lotaram o Madison Square Garden, em Nova York, para o concerto de caridade conhecido como "One To One". A renda de US$1.5 milhões somada aos US$ 60 mil doados por Lennon foram para a One-to-One Foundation que arrecadava dinheiro para a Willowbrook School, especializada na educação de crianças excepcionais. Steve Wonder e Roberta Flack também participaram do show, que foi exibido pela rede ABC-TV.

Na noite do Dia de Ação de Graças, 28 de novembro de 1974, durante o show de Elton John no Madison Square Garden, em Nova York, John Lennon subiu ao palco cumprindo uma aposta feita ao amigo: se "Whatever Gets You Thru the Night" chegasse ao 1º lugar ele participaria da apresentação de Elton John. Tocaram três músicas: "Whatever Gets You Thru the Night", "Lucy In The Sky" e para a surpresa de todos, uma versão muito boa de "I Saw Her Standing There". Esta cena que a gente confere agora é do filme "John & Yoko - Uma História de Amor", que já apareceu aqui em 5 de dezembro de 2011. O link é: http://obaudoedu.blogspot.com.br/2011/12/john-yoko-uma-historia-dehorror-o-filme.html

Finalmente, no dia 18 de abril de 1975, no palco do Hotel Hilton, em Nova York, John Lennon, de violão em punho, acompanhado de uma grande orquestra, fez sua última apresentação ao vivo no evento "Salute To Sir Lew Grade", em homenagem ao magnata da TV britânica. Ele cantou "Slippin and Slidin", "Stand By Me" e "Imagine".

8 comentários:

Anderson disse...

Muito bom, sempre tive curiosidade em ver algum video da famosa apresentação do elton e do john na madilson square garden, da dó não ter john mais com nós, sempre bate uma tristeza em saber que nunca vou velo de perto

João Carlos disse...

Vendo John com Zappa fico até constrangido com Yoko. Que troço era aquilo ? Sinceramente...

Alexxx disse...

Imagens do show com Elton são da mais raras e difíceis de encontrar. Queria mesmo era que fosse "I Saw Her Standing"! Parabéns pela raridade e abração, Edu!

LENNON USES disse...

Bom demais! Isso devia ser ensinado nas escolas! "Sorry, Carl, "P" and "O'. I love them all".

Edu disse...

Ficou jóia. Faltou citar as fontes. Vou corrigir. Lamentei que na parte do "Live Peace In Toronto" tivesse todos os vídeos inteiros, mas nenhum para disponibilizaçao. Viva, Yoko. Viva, Bob Dylan! (e esse povo nem tá com essa bola toda...)

Valdir Junior disse...

Bela postagen Edu !
O John merecia ter tido mais apresentações para mostrar o seu trabalho , infelizmente só temos esses que estão por aí !!!

Anônimo disse...

Olá Edu!
Admiro muito seu blog e gostaria de saber se vc se importa se eu postar essa imagem do conserto de natal da UNICEF(GEORGE,PAPA JOHN,LENNON,YOKO...)no meu facebook?É que postei uma imagem que achei pelo google do Harrison com o Papa John e um carinha me fez tirar dizendo que a imagem era dele!Enfim...tem problema?
Se quiser olhar meu face antes de me responder,me procure lá por "Samye Steve"
Abraço!

Edu disse...

Fique à vontade, amigo!