segunda-feira, 4 de março de 2013

KEEP CALM AND LISTEN TO THE BEATLES

O cartaz é simples: em um fundo vermelho, uma coroa é estampada sobre a mensagem “keep calm and carry on” (em português, “mantenha-se calmo e siga em frente”). A imagem virou febre. Primeiro, estampou cadernos, canecas e diversos acessórios. Então, caiu na rede, ganhou paródias bem inusitadas. Mas qual a origem desse cartaz? Que história guarda a frase? Por que uma coroa no topo? No início do ano, um curta – que você pode assistir abaixo (em inglês) – contou a história da imagem e revelou que sua origem remete à Inglaterra da Segunda Guerra Mundial.

Ficou com preguiça de ver? A gente resume. Na primavera de 1939, época em que a Inglaterra se juntou às tropas aliadas para enfrentar o exército alemão durante a Segunda Guerra Mundial, o governo inglês decidiu imprimir pôsteres para acalmar a população imersa em territórios tomados pelo conflito. A ideia era imprimir três cartazes que seguissem o mesmo padrão de design: duas cores, uma frase impressa em fonte elegante e um desenho da coroa do rei George VI, à frente do país na época. Três versões foram enviadas à gráfica. Na primeira, as letras elegantes, a coroa e a frase: “Sua coragem, sua alegria e sua determinação vão nos trazer a vitória”.
Na segunda, o mesmo design e a mensagem: “A liberdade está em perigo. Defenda-a com toda a sua força”.
 
Os dois primeiros pôsteres foram distribuídos em setembro do mesmo ano e rapidamente invadiram paredes e janelas de lojas e vagões de trem. A terceira versão é aquela que você já conhece. Mas os ingleses da época da guerra nunca tiveram oportunidade de vê-lo. O cartaz com a frase “Keep calm and carry on” foi guardado para ser exposto apenas em uma situação de crise ou de invasão e acabou não sendo lançado. Foi só em 2000, 61 anos depois de ser impresso, que o pôster caiu na boca do povo. Ele estava em um sebo na costa nordeste da Inglaterra no meio de livros empoeirados. Quando o encontrou, a dona da livraria o enquadrou e o pendurou na parede do estabelecimento. O pôster fez tanto sucesso entre os clientes que os donos decidiram imprimir cópias da imagem e comercializá-las. Foi aí que a frase começou a ganhar o mundo.
 

5 comentários:

João Carlos disse...

Não foi preguiça Edu! Meu inglês é que está mais para "the book is on the table"!
Muito legal o post.
PS: Vou preparar minha lista de Paul. Vai ser impraticável mas sonho é sonho! Alguém já mandou ?

Valdir Junior disse...

Gostei desse " Keep Calm and Listen to The Beatles " !!!
Aliás eu nunca tinha visto esses cartazes !!
Acho que estou ficando obsoleto !!!

Edu disse...

Já fiz a minha, mas ainda não mostrei pra ninguém. Estou esperando pelos de vossas (?) senhorias. Ok meninos?

Edu disse...

Hey, Val: Obsoleto e velho! KEEP CALM and band on the run! Entre no facebook! Parece que é uma merda e é mesmo! Mas pelo menos a gente confere quem é quem. Ou não. Abração! Ia gostar de ser seu amigo lá!!! Eu e todos que são seus fãs!

Valdir Junior disse...

Edu me amigo !!
Reluto em entrar no Facebook , como você mesmo disse : " Parece que é uma merda e é mesmo " e me rendi completamente ao Twitter , acho ele mais direto , contido e sem muito MiMiMi e acho ele mais pessoal !!
Dá uma conferida, deixo aqui meu Twitter para vc e meus fãs (??!! Rsrsrs ) : Twitter@valdirbjunior

P.S: Não digo que nunca vou entrar no Face , mas por enquanto não !!!