sexta-feira, 22 de março de 2013

PLEASE PLEASE ME - A HISTÓRIA POR TRÁS DE TODAS AS CANÇÕES


Um dos maiores trunfos dos Beatles foi que, quando gravaram seu primeiro álbum, eles já eram artistas experientes, versados em soul, gospel, R'n'B, blues americano e rock'n'roll. Deram duro para aprender. Eles sabiam como as canções eram feitas porque, por não ter dinheiro para comprar partituras, tinham de decifrar letras e descobrir as harmonias ouvindo repetidas vezes os discos. Como tinham tocado tanto para adolescentes deslumbrados em sessões na hora do almoço do Cavern Club, em Liverpool, quanto para executivos alemães inebriados em Hamburgo, sabiam como animar, acalmar e seduzir uma plateia. John e Paul estavam juntos havia cinco anos, George estava com eles fazia quase o mesmo tempo. Ringo, que substituiu Pete Best na bateria, era um membro recente, mas a banda o conhecia desde 1959, e por ter feito parte da banda Rory Storm and the Hurricanes havia tocado nos mesmos lugares. Nessa época, o repertório dos Beatles era o padrão - as canções mais conhecidas dos artistas de rock mais conhecidos. No topo da lista estava Elvis Presley. Eles faziam covers de quase trinta gravações dele, além de tocarem músicas de Chuck Berry, Buddy Holly, Carl Perkins, GeneVincent, Fats Domino, Jerry Lee Lewis, Larry Williams, Ray Charles,The Coasters, Arthur Alexander, Little Richard eThe Everly Brothers. Estudando a música desses artistas, John e Paul aprenderam as noções básicas de composição. Quando se juntavam na casa de Paul para escrever suas próprias canções, reagrupavam acordes e temas familiares para fazer algo que fosse marcadamente deles. Foi assim que o riff de baixo de uma música de Chuck Berry foi incorporado a "I Saw Her StandingThere", uma canção sobre uma garota no Tower Ballroom, em New Brighton, e dessa maneira também o som da voz de Roy Orbison veio a ser a inspiração por trás de "Please Please Me", o primeiro single dos Bea¬tles a chegar ao topo das paradas. Às vezes, as músicas eram sobre incidentes da vida deles, mas em muitas ocasiões os temas das letras, assim como a harmonia, eram emprestados de canções alheias. Nesse estágio, as letras tinham mais a função de criar sons e impressões do que de transmitir mensagens. A maior parte do álbum de estreia foi gravada em uma única sessão, em 11 de fevereiro de 1963. Ele foi lançado em 22 de março de 1963 e chegou ao topo das paradas britânicas. Nos EUA foi intitulado “Introducing The Beatles” e lançado pelo pouco conhecido selo Vee Jay. A versão americana não incluía "Please Please Me" nem "Ask MeWhy", e não chegou às paradas.

5 comentários:

Valdir Junior disse...

Até hoje me emociona em ouvir Please Please Me !!!
SENSACIONAL !!!!

Edu disse...

Nunca, na história, houve (ouve) música de verdade igual a dos Beatles! Nem Presley, nem Jackson, Madonna, Lady gagá, ou qualquer outra coisa. NADA se compara com os BEATLES! NADA!" E ISSO NUNCA MAIS VAI MUDAR! NUNCA MAIS!!!

Edu disse...

SEN-SA-CI-O-NAL!!!

João Carlos disse...

Pelas minhas circunstâncias eu deveria só ouvir Beatles. Mas curiosamente, foi justamente eles que abriram minha cabeça para outros sons e escolas.Porém, mais seletivo impossível!

Unknown disse...

Eu conheci a arte dos Beatles em 70, aos 8 anos com a musica do momento Let It be, dali em diante nunca mais deixei de ser fã, realmente se comparar aos Fab four é muito difícil para qualquer artista, nem Elvis, nem muitos outros que se acham, podem se comparar,enfim eles sao eter nos.