sábado, 9 de abril de 2016

PAUL McCARTNEY & WINGS - LONDON TOWN - 2016

Após uma frenética e lucrativa excursão mundial, McCartney convoca o Wings para a produção de mais um LP a bordo de um iate no litoral das Ilhas Virgens.

Qualquer pessoa em sã consciência imaginaria que o ano seguinte a uma cansativa turnê mundial só poderia resultar em longos meses de férias ao seu protagonista. Ledo encano. O desejo de continuar produzindo compactos c álbuns parecia "borbulhar" nas veias de Paul McCartney. Após o final de sua primeira excursão global, Paul logo supervisionaria a produção do LP triplo ao vivo Wings Over America (lançado em dezembro de 76), e do documentário Wings Over The World, transmitido pela TV, mundialmente, apenas em 1979. A novidade no próximo esquema de trabalho, entretanto, seria a possibilidade de trabalhar e divertir-se ao mesmo tempo. Por isso, durante todo o mês de maio de 1977, o Wings gravaria a maior parte das canções (muitas delas, parcerias entre Laine e McCartney) de LondonTown em um iate na costa de St. John, nas lhas Virgens De fato. três barcos formaram a frota ancorada na baía de Watermellon: Fair Carol (estúdio). EI Toro (residência da família McCartney) e Samala (residência dos demais membros do grupo e equipe técnica).

Em junho, Paul e Linda encontraram tempo para gravar algumas faixas no estúdio Black Ark. na Jamaica, sob a produção do mestre do reggae, Lee "Scratch" Perrv. enquanto curtiam as habituais férias anuais no Caribe. As canções, Sugartime e Mr. Sandman apareceriam somente onze anos depois no álbum póstumo de Linda, Wide Prairie.

Com o final das sessões no paraíso tropical, o próximo passo dado pelo Wings foi gravar definitivamente Mull Of Kintyre na Escócia, em agosto, e retornar a Londres para uma aventura ainda maior: no dia 12 de setembro daquele ano, Linda daria luz a James Louis, o último filho do casal McCartney. No mês seguinte, já sem a presença de Jimmy McCulloch e Joe English, os trabalhos para a finalização prosseguiram em Abbey Road e no A.I.R Studios até janeiro de 78. Enquanto colhia os frutos das 2,5 milhões de cópias vendidas do compacto Mull of Kintyre (só no Reino Unido), a missão agora era de procurar substitutos para as vagas disponíveis na banda. Em fevereiro daquele ano, Laurence Juber e Steve Holly seriam admitidos no Wings, participando da gravação de diversos videoclipes para a promoção do álbum London Town, lançado no mês seguinte e alcançando bons resultados nas paradas musicais norte-americanas e britânicas. No documentário oficial Wingspan, Paul McCartney deu a seguinte opinião sobre a produção de London Town: "Nós tentamos algumas coisas realmente loucas, como jam sessions no convés do iate com o motor rodando a todo vapor. A música que saía não era muito boa, confesso Mas a filosofia era aquela mesmo: diversão. E me lembro que London Town acabou ficando muito bom, em uma época que curtimos muito".
London Town, originalmente chamado Water Wings, foi produzido durante 11 meses em três locações diferentes: estúdios Abbey Road, A.I.R c a bordo do iate Fair Carol, nas Ilhas Virgens, onde a empresa Record Plant instalara um estúdio móvel especial. As gravações começaram em fevereiro de 1977, em Abbey Road, com o registro de Girls School (lado B de Mull Of Kintyre) e a faixa-título do LP. Mais três faixas, desconhecidas do público, seriam completadas nesta sessão que duraria até o final de março. Durante todo o mês de maio, Paul e banda permaneceriam em St. John, nas Ilhas Virgens, onde a segunda sessão de trabalho começaria no iate Fair Carol. Cançoes produzidas nesta temporada: Cafe On The Left Bank, I'm Carrying, Deliver Your Children, IVe Had Enough, With A Little Luck, Famous Groups, Morse Moose and The Grey Goose e Don't Let It Bring You Down. Outras faixas registradas durante as sessões: El Toro Passing, Running 'RoundThe Room, Standing Very Still e A Fairy Tale, sendo que a última serviria como base para a melodia final do poema sinfônico Standing Stone.
Após dois meses de intervalo, as gravações prosseguiram na Escócia para a complementação de Mull Of Kintyre. A faixa seria reservada para o próximo compacto do Wings, e receberia seu característico arranjo de gaita de foles em agosto pela Campbeltown Pipes Band. Outras faixas iniciadas neste período: Name And Address e Backwards Traveller - esta última, sendo finalizada em Abbey Road, dois meses depois. De volta à Inglaterra, em outubro, o grupo voltou a trabalhar sem a presença de Jimmy McCulloch e Joe English, dando sequência às sessões no estúdio AbbeyRoad até o começo de dezembro. Neste período, Paul, Denny e Linda adicionariam vocais e instrumentos às canções pré-gravadas.

A próxima etapa seria providenciar arranjos de cordas às faixas London Town e I'm Carrying no A.I.R Studios. O trabalho seria finalizado no dia 14 daquele mês. 
Em janeiro, após celebrar o ano novo, Paul trabalhou em conjunto com Geoff Emerick na mixagem final do álbum que se estenderia até o dia 23 na Penthouse de Abbey Road. Sobras das sessões de London Town incluem: Waterspout (inédita), Find A Way, Somehow (Denny Laine) e B-Side To Seaside (Wide Prairie).
Fonte: "Paul McCartney - Todos os segredos da carreira solo" - Cláudio D. Dirani

2 comentários:

João Carlos disse...

É um bom álbum. Noto que há um certo flerte com instrumentos eletrônicos nele.

Valdir Junior disse...

Tenho uma relação afetiva bem grande com esse disco, não é o mais lembrando dentro da discografia do Paul, mas tem um punhado de boas musicas ali, tem um lado meio folk e uns rocks bem legais, enfim é pra ser eternamente redescoberto por fãs e não fãs.