quarta-feira, 19 de abril de 2017

THE BEATLES - I'M SO TIRED - 2017


Durante a estadia dos Beatles em Rishikesh, todos os dias havia duas palestras de uma hora e meia cada e quase todo o resto do tempo era ocupado com meditação. Esperava-se dos alunos que lentamente desenvolvessem seus períodos de meditação, à medida que sua técnica fosse aprimorada. Diz-se que uma pessoa do curso alegou ter chegado a 42 horas em uma sessão. Com esta vida de quietude e autoassimilação, John não conseguia dormir à noite e, consequentemente, se sentia muito cansado durante o dia.
“I’m So Tired”, escrita depois de três semanas na Índia, era também sobre as coisas que ele começava a sentir falta. Na academia de meditação, não havia álcool ou drogas e a mente de John se voltava para seus adorados cigarros e para a possibilidade de beber. Às vezes, Alexis Mardas contrabandeava um pouco de vinho, maconha e cigarros.
Sir Walter Raleigh (cerca de 1554-1618) é o responsável pela popularização do tabaco na corte inglesa e, de acordo com o dicionário, “git” (ou “get”, na pronúncia de John é gíria britânica para “uma pessoa idiota ou sem valor”. Sir Walter Raleigh foi espião, escritor, poeta britânico renascentista e explorador. Buscando encontrar a cidade de Eldorado, subiu o rio Orinoco na Guiana, retornando para a Inglaterra com pouco ouro, porém com duas novidades: TABACO e batatas. Na música, John Lennon amaldiçoa Raleigh, devido ao seu próprio vício que não podia controlar, chamando-o de "estúpido".  O cansaço de Lennon está presente em toda a letra, quando diversas vezes ele repete, "Eu estou muito cansado," seguido de frases como: "Já faz três semanas, eu estou indo a loucura" e "Penso se eu deveria te ligar”.
Acima de tudo, John sentia falta de Yoko Ono. O relacionamento do casal ainda não havia evoluído plenamente para o campo físico porque John não sabia como terminar seu casamento enfadonho. Ele chegou a cogitar a ideia de convidá-la para ir à Índia, mas percebeu que seria complicado demais ter Cynthia e Yoko sob o mesmo teto. É para ela que ele pensa em ligar, é nela que sua cabeça está fixada. Preocupa-se que ela não leve a sério o interesse dele, pense que ele está apenas “puttin her on” (iludindo deliberadamente). É uma das minha faixas favoritas”, foi o veredito de John. “Gosto de como soa, e eu a canto bem.”

E somente aqui, no Baú dos Beatles e da Cultura Pop, a gente confere uma versão rara e curiosa: "I'm So Tired" cantada por Paul McCartney. Abração!

3 comentários:

Valdir Junior disse...

“I’m So Tired” anda sendo o meu mantra nos últimos dias.

Pedro Renault disse...

Fala Edu!
Não conhecia essa versão do Paul!
É da época do Álbum Branco mesmo?

Abraços
Pedro RBC

Unknown disse...

Paul arrebenta.