terça-feira, 4 de abril de 2017

LIVERPOOL PROMETE COMEMORAR O SGT. PEPER’S EM GRANDE ESTILO


O mítico álbum Sgt. Pepper’s Lonely Heart Club Band faz 50 anos e Liverpool vai comemorá-lo em grande estilo. Entre 25 de maio e 16 de junho, um festival vai celebrar cada uma das 13 canções do álbum que ainda hoje é considerado um dos mais influentes de toda a história da música. Para os Beatlemaníacos, Liverpool é uma espécie de santuário, onde se percorrem as capelinhas relacionadas com a famosa banda, do Cavern Club, onde começaram a tocar, a Penny Lane, sem esquecer Strawberry Fields. Mas, este ano, a cidade onde os Beatles nasceram (e à custa deles tornou-se uma espécie de meca turística) vai levar ainda mais a sério o seu culto para celebrar o 50.º aniversário do álbum Sgt Pepper’s Lonely Hearts Club Band. Afinal, meio século é uma idade respeitável para o álbum icónico que ainda hoje é considerado como um dos mais influentes de todos os tempos. E assim, entre maio e junho, um festival vai celebrar cada música do álbum de 1967 – são 13 – com diferentes eventos, que vão acompanhar tudo aquilo que um fã dos Beatles já pode fazer todo o ano (com o extra de o The Beatles Story ter nova memorabilia para apresentar). A ideia deste festival é “juntar artistas de renome internacional com talentos de Liverpool para prestar homenagem ao 50.º aniversário do que é visto como o divisor de águas do rock”, diz a organização. O presidente da câmara de Liverpool, Joe Anderson, afirmou em comunicado que “Sgt Pepper’s extrapolou as fronteiras criativas” e Liverpool quer “fazer exatamente o mesmo”. “Este é um festival que traz a “alta arte” para o mainstream e dá-lhe um toque de Liverpool que é intelectualmente provocador, algumas vezes atrevido e sempre divertido.
Na cidade de John, Paul, George e Ringo, vai reimaginar-se cada uma das 13 canções originais através de música, dança, poesia, teatro, entre outros, que vão ocupar locais tão marcantes como o Tate Liverpool, o Liverpool’s Royal Court, Camp Hill, o St. George’s Hall, a Hope Street, Aintree Racecourse ou a Woolton Picture House. O ponto alto das comemorações dos 50 anos de Sgt Pepper’s Lonely Heats Club Band será na data do lançamento oficial do álbum, em 1º de junho, durante o qual a cidade vai celebrar a canção que encerra o disco, A Day in the Life, com os realizadores fazendo um filme que tentará capturar a essência de Liverpool nessas 24 horas – o filme será depois estreado em 16 de junho na Woolton Picture House. Contudo, há mais 12 canções para revisitar. E, por exemplo, Lucy in the Sky with Diamonds, uma das mais famosas do quarteto, inspirou Suspended Time, uma criação que é “parte performance, parte narrativa, parte espectáculo pirotécnico” que será apresentada também em 1º de junho. O tema When I’m Sixty-Four será o mote para um olhar para diferentes gerações e ao significado de idade para cada uma delas. Vai haver também 64 coros de todas as idades cantando a canção por toda a cidade. With a Little Help From My Friends terá o dedo de um vencedor do Prêmio Turner, Jeremy Deller, e a concretização será uma exposição de arte pública por toda a cidade que examinará a natureza da amizade. Fixing a Hole será o pretexto para a artista norte-americana Judy Chicago criar o seu maior quadro, na forma de um mural nas paredes do Grain Silo na Great Howard Street. Alguns eventos são gratuitos, outros necessitam de bilhetes. A informação está disponível em www.sgtpepperat50.com.

Um comentário:

Valdir Junior disse...

Legal, bacana e coisa e tal, mas fico aqui pensando o quanto isso não é mais para lucrar em cima do aniversario do disco.