terça-feira, 13 de junho de 2017

THE BEATLES - PAUL McCARTNEY - THE LONG AND WIDING ROAD


Assim como “Yesterday”, “The Long And Winding Road” evoca a dor da perda sem descrever uma situação especifica. As imagens de vento e chuva sugerem sentimentos de abandono na natureza, enquanto a estrada longa e tortuosa que leva “à sua porta” é o sinal de esperança. As imagens na verdade vêm da experiência de Paul em High Park, sua fazenda na Escócia, que estava exposta a ventos fortes e era frequentemente açoitada pela chuva. A estrada longa e sinuosa é a B842 - mais de quarenta quilômetros de curvas e desvios que passam pela costa leste de Kintyre até Campbeltown, a cidade mais próxima da fazenda.
Se alguma vez houve uma música que resumiu toda a natureza carregada do fim dos Beatles, foi “The Long And Winding Road”.
A música começou como uma simples balada de Paul, composta na Escócia, numa época em que as fendas nos relacionamentos dos Beatles se tornaram cada vez mais profundas. No livro “Many Years From Now” de Barry Miles, Paul McCartney disse: "É uma música triste porque é sobre o inalcançável; A porta que você nunca alcança. Esta é a estrada que nunca chega ao fim”.

Os Beatles ensaiaram “The Long And Winding Road” em várias ocasiões durante as sessões de filmagem em Twickenham no início de janeiro de 1969. No momento em que entraram na Apple Studios, no final do mês, eles já estavam familiarizados com "Road". Foi gravada em 26 de janeiro, e novamente no dia 31, no estúdio da Apple - uma contrapartida indoor para o show do último dia no telhado. Sete tomadas foram gravadas nesse dia, mas a gravação do dia 26 também foi escolhida pelo produtor Glyn Johns para aparecer no álbum. A música sem adornos pode ser ouvida no Anthology 3, completa com uma infinidade de erros de John Lennon. Na verdade, a gravação da música foi muito corrida, com pouca atenção para torná-la perfeita.

Quando Phil Spector começou para trabalhar nas faixas de Let It Be em abril de 1970, adicionou cordas e um coro, arrumado e conduzido por Richard Hewson. Ringo Starr também tocou bateria na sessão e por mais difícil que se possa imaginar, nesse dia Ringo perdeu a cabeça com Spector, e tiveram uma calorosa discussão, com Ringo apontando o dedo pra sua cara e o segurando pelo colarinho. Quando McCartney recebeu um acetato de pré-lançamento da música, ficou furioso e exigiu que mudanças fossem feitas. Seus pensamentos foram capturados em uma entrevista concedida ao jornal London Evening Standard: “O álbum foi concluído há um ano, mas há alguns meses, o produtor de registro americano Phil Spector foi convocado por John Lennon para arrumar algumas faixas. Mas algumas semanas atrás, recebi uma versão remixada da minha música The Long And Winding Road, com arcos e sopros, uma orquestra e um coral feminino. Ninguém me perguntou o que eu pensava. Não podia acreditar. Eu nunca gravaria vozes femininas em um registro dos Beatles. O fim da picada veio com uma nota de Allen Klein dizendo que achava que as mudanças eram necessárias. Eu não culpo Phil Spector por fazê-lo, mas só mostra que não é bom, eu sentado aqui, pensando que estou no controle, porque obviamente não estou. De qualquer forma, enviei uma carta a Klein pedindo para algumas coisas serem alteradas, mas ainda não recebi uma resposta”. A carta foi dirigida a Allen Klein na Apple Corps Limited e datada de 14 de abril de 1970.

"Prezado Senhor, no futuro, ninguém está autorizado a adicionar ou subtrair nada em uma gravação de uma das minhas músicas sem minha permissão. Eu tinha considerado orquestrar The Long And Winding Road, mas eu tinha decidido contra isso. Eu, portanto, quero isso alterado para essas especificações: 1- Cordas, sopros, vozes e todos os ruídos adicionados devem ser reduzidos de volume. 2- Instrumentação e vocal devem manter o volume. 3- Harpas devem ser completamente removidas no final da música e as notas de piano originais devem ser mantidas. 4. Nunca mais faça isso! Assinado Paul McCartney - Cc - Phil Spector e John Eastman".
Apesar dos protestos de McCartney, Let It Be foi lançado um mês depois com os acréscimos de Phil Spector ainda em vigor. George Martin apoiou suas objeções, alegando que o trabalho tinha sido feito sem seu conhecimento ou envolvimento. Ele conta no Anthology: “Isso me deixou com raiva - e deixou Paul ainda mais irritado, porque nem ele nem eu soubemos sobre isso até que acontecesse. Isso aconteceu por trás de nossas costas porque foi feito quando Allen Klein estava usando John Lennon. Ele colocou Phil Spector e acho que George e Ringo também estavam nisso. Eles realmente fizeram um acordo com a EMI e disseram: "Este será o nosso disco". A EMI veio até mim e disse: "Você fez esse registro originalmente, mas não podemos ter seu nome nisso". Perguntei-lhes por que não e eles disseram: "Bem, você não produziu a coisa final". Eu disse: "Produzi o original e o que você deveria fazer é ter um crédito dizendo: ‘Produzido por George Martin, produzido por Phil Spector’. Eles não achavam que fosse uma boa ideia”.

A audiência para a dissolução dos Beatles ocorreu em fevereiro de 1971 no Tribunal Superior de Londres. Uma das razões dadas por McCartney para desejar sair dos Beatles foi que a empresa de Allen Klein, ABKCO, havia arranjado que sua música “The Long And Winding Road” fosse alterada sem que ele fosse consultado. Spector, por sua vez, não estava arrependido, adotando uma abordagem tipicamente combativa: “Paul não teve nenhum problema em receber o Prêmio da Academia pela trilha sonora do filme Let It Be, nem teve nenhum problema em usar meu arranjo das cordas e peças de sopro e coro quando ele a executou durante 25 anos de turnê por conta própria".

“The Long And Winding Road” foi lançada como single dos EUA em 11 de maio de 1970, com "For You Blue" do lado B. Um milhão e duzentas mil cópias foram vendidas nos dois primeiros dias, e foi o vigésimo e último número 1 dos Beatles na América. McCartney finalmente conseguiu o que queria com o lançamento de Let It Be ... Naked, em 2003.
Naked apresentou a tomada final da sessão de 31 de janeiro de 1969, sem nenhum dos overdubs de Spector. Fim da longa e sinuosa estrada?

10 comentários:

Marcio disse...

Essa música é muito linda.

Joelma disse...

Muito linda mesmo. Essa é uma das músicas que me passa a tristeza do fim dos Beatles. Dá pra sentir mesmo o que Paul estava sentindo . "É sobre o a porta que você nunca alcança. Esta é a estrada que nunca chega ao fim." Ele não conseguia uma saída estava vendo a dissolução do grupo e os problemas não tinham um fim uma solução.

ssalvess disse...

Texto excelente! Entrelassa de forma muito legal a arte e a vida tendo como fio condutor esta belíssima canção.

Valdir Junior disse...

Não sei, hoje em dia penso que o Paul usou isso como desculpa para sair da banda e etc. Naquele livro "A Batalha Pela Alma Dos Beatles" do Peter Doggett, deixa a entender que o Paul havia aprovado a inclusão de cordas. De qualquer forma a musica que é muito boa, linda demais, ficou boa tanto com como sem o arranjo de cordas.

Cláudio Vida disse...

Linda musica, um amadurecimento musical fora de serie. Perfeita.

Joelma disse...

Não gosto da parede de som de Phil spector nessa música

Unknown disse...

Eu sinto nas letras de Paul no penúltimo trabalho, que foi publicado por último "Let It Be", neste disco ele demonstrar ser o que mais sentiu o sonho acabar.

Júlio disse...

Essa música e Let it be exprimem toda a tristeza do fim da banda e de toda uma época. É uma melancolia de fim de festa, uma festa muita boa que, como tudo na vida, uma hora chega ao fim.

carlos marangon disse...

Paul segurou os Beatles até onde pode e essa música assim como ler it be,expressam toda sua angustia e tristeza em ver tudo terminando e não poder fazer mais nada. Ambas são lindas e clássicas não importam a produção que tiveram.

megajota disse...

para mim, a mais bela canção dos beatles, the long and the widing road, orquestrada, seguida de something, cantada por george harrison infelizmente, um dia acaba, mas espiritualmente, os beatles ficarao sempre na minha memoria.