sexta-feira, 30 de junho de 2017

OS BEATLES NA TERRA DO SOL NASCENTE

No dia 30 de junho de 1966, os Beatles e sua comitiva chegam ao Haneda Airport, em Tóquio, às 3h40 (tendo perdido um dia em razão da diferença de fuso horário). Do aeroporto, seguiram para o Tokyo Hilton, onde todo um andar fora reservado para eles. À noite, é a apresentação Nippon Buiiokan Hall, em Tóquio. Os Beatles apresentam-se com Yuya Uchida e Isao Bitoh, em um show que reuniu 10 mil fãs enlouquecidos. Houve vários protestos da direita japonesa, incluindo ameaças de morte, contra a apresentação dos Beatles no Nippon Budokan Hall (Martial Arts Hall), templo sagrado destinado às artes marciais, visto como santuário nacional dos mortos da Segunda Guerra. Portanto, era considerado um sacrilégio uma banda de rock tocar em seu palco. Por causa dessas ameaças, os japoneses montaram um esquema de segurança entre o aeroporto e o hotel, com 30 mil homens uniformizados. Depois dos Beatles, o Nippon Budokan Hall, em Tóquio, veio a se tornar um dos principais locais para shows de rock em Tóquio.

No dia seguinte, 1º de julho, novamente no mesmo palco do Nippon Budokan Hall, os Fab Four fizeram dois shows, sendo que o primeiro foi filmado pela TV japonesa. No dia 2 de julho foi a última apresentação no Japão, também na mesma casa: Nippon Budokan Hall. A histeria dos fas é tamanha e o esquema de segurança do Exército tão rígido que os Beatles não puderam sair do hotel e, para comprarem algumas lembranças, comerciantes locais foram até sua suíte, onde lhes venderam quimonos, tigelas e outros objetos a preços exorbitantes.

Depois de partirem do Japão, fizeram uma escala em Hong Kong e seguiram para Manila nas Filipinas, onde passariam seus piores momentos, mas essa, é outra história.

4 comentários:

Valdir Junior disse...

Para mim, aquela estória que o Ringo conta no "Anthology" de como os Beatles estragaram todo o cronograma dos japoneses não abrindo a porta do hotel no hora marcada, é uns dos momentos memoráveis dessa turnê.

Benilson Silva disse...

Muito gostoso ver essa fase Beatles. Uma apresentação e tanto. Consegui ver na íntegra o show desta postagem, mas depois quando senti o gostinho de quero nais, é fui pro repeteco, o vídeo ja não estsva nais disponível. Que pena. Ótimo fds a tds vcs do Baú.

A propósito, neste 30 de Junho meu caçulunha Pedro Henrique, completa dous aninho. E ja ama Beatles. Tenho orgulho disso.

Marcio Pereira disse...

Os japoneses são loucos por rock.

Júlio disse...

Foram shows que aconteceram no momento em que eles já estavam pensando no fim das apresentações ao vivo. Mesmo assim foram muito bons.