sexta-feira, 9 de junho de 2017

THE BEATLES - RAIN - 2017

Em uma primeira leitura, a letra de "Rain" parece fazer referência as pessoas que reclamam do clima. Mas, em uma análise mais profunda, propõe a libertação dos valores morais pré-estabelecidos. Além disso, sugere um estado de consciência alterado, não somente pelos seus versos, mas também pelos vocais arrastados e nos instrumentos tocados de forma mais lenta, porém pesados.
O último verso de "Rain" inclui um trecho tocado ao contrário, tendo sido um dos primeiros usos dessa técnica em um disco. George Martin disse que a ideia foi dele, mas John Lennon, afirmou: "Após a sessão de gravação da canção - que terminou às quatro ou cinco da manhã - eu levei a fita para casa para ver o que mais eu poderia fazer. E eu estava meio cansado, não sabendo bem o que estava fazendo, e coloquei no gravador de forma incorreta, tocando-a ao contrário. E gostei. Foi o que aconteceu". Rain acabou se tornando uma das preferidas dos integrantes da banda e também dos fãs. Ringo Starr considera a canção um de seus melhores desempenhos como baterista e Paul McCartney declarou várias vezes que é uma das suas preferidas.

6 comentários:

Júlio disse...

E nitidamente perceptível a evolução das músicas dos Beatles, assim como de todo o cenário musical da época. É só ouvir as músicas de três anos antes de Rain que a gente vê a diferença.

Valdir Junior disse...

Acho transcendental esse lance dos Beatles invertendo as fitas e colocando as musicas e os sons ao contrario, o som remete um pouco dos sons da India/Tibete e umas coisas do inconsciente coletivo do Jung. Sei lá...talvez seja viagem minha.

Marcio disse...

Um crescimento exponencial.

carlos marangon disse...

Não sei se foi a primeira banda que usou guitarras distorcidas,mas acho que foi a primeira deles que usou elas assim.Ouvi dizer inclusive que essa gravação influenciou diretamente o som de Hendrix que então começou a usar o som distorcido.Tudo funciona aqui das guitarras ao baixo,bateria e vocais,fora o som invertido no final. Certamente uma das que mais gosto deles,gosto mais inclusive do que PaperBack Writer.

Joelma disse...

Demais! A batera do Ringo demais! Mas quando ouço só penso no weather mesmo

Unknown disse...

Tudo é maravilhoso nessa canção, especialmente a harmonia vocal que esta perfeita e complicada de ser copiada.
Eram mágicos e mestres na arte que criar belezas sonoras.