quarta-feira, 29 de maio de 2019

BLUE SUEDE SHOES - NÃO PISE NOS MEUS SAPATOS DE CAMURÇA AZUL


Para muitos estudiosos e musicólogos, “Blue Suede Shoes” é o primeiro rock de sucesso, verdadeiramente. Primeiro porque incorpora elementos do blues, do country e do pop da época, os mid 50’s. Segundo e mais importante: “Blue Suede Shoes” atingiu posições de destaque nas três paradas da Billboard. No mesmo dia, em maio de 1956, a música de Carl Perkins entrou na lista de Pop, R&B e Country. O segundo lugar da categoria pop foi o ápice. Antes dela, claro que alguns rocks tiveram destaque. “Maybellene”, de Chuck Berry, chegou ao #5 da parada de rock e ao primeiro lugar de R&B. “Rock Around the Clock”, de Bill Haley and His Comets, foi o primeiro rock a atingir o topo, tanto nos Estados Unidos quanto na Inglaterra. Nenhuma, porém, havia conseguido êxito nas três paradas. E isso não foi pouco. “Blue Suede Shoes” nasceu de uma história contada por Johnny Cash para Carl Perkins, sobre seus tempos de Força Aérea. A dupla – e mais Elvis Presley e outros músicos – estava em turnê pelo Sul dos Estados Unidos. Em uma noite, Cash se recordou de um colega que conhecera na época de serviço na Alemanha, chamado C.V. White. O tal soldado usava a expressão “blue suede shoes” para falar de algo chique, requintado. Cash falou para Perkins escrever algo com esse termo.
Tempos depois, em dezembro de 1955, Perkins fazia show em um baile de colegiais e notou um diálogo entre um casal que dançava. Conseguiu ouvir com nitidez uma frase do garoto, que se portava de maneira um tanto indiferente ao seu par: “Uh-uh, don’t step on my suedes!”. Com a história de Johnny Cash e o episódio do baile na cabeça, começou a trabalhar em uma canção já naquela noite. Penou um pouco na composição por alguns dias até que a inspiração veio, no meio de uma madrugada. Como o próprio se recorda, “Blue Suede Shoes” foi escrita em 17 de dezembro. Por não ter nenhum papel à mão, o músico e compositor do Tennessee colocou a letra em um saco pardo de batata – o nosso equivalente ao famoso saco de pão! Dois dias depois, Perkins entrou nos estúdios da Sun Records e gravou seu novo rock. Mais doze dias e o compacto de “Blue Suede Shoes” chegava às lojas, com “Honey Don’t” no lado B. Alguns meses depois, o jovem topetudo que acompanhava Perkins e Cash naquela turnê – e que lançara seu primeiro single pela Sun Records no fim de janeiro – gravou sua versão de “Blue Suede Shoes”. Foi sucesso absoluto, bem maior que do pai da canção. Fonte do texto até aqui: Efemerides do Efemello.

No auge da fama da música, Carl Perkins se envolveu em um acidente de carro quase fatal. Ele estava dirigindo para Nova York para uma apresentação no "The Perry Como Show" quando seu carro bateu contra um caminhão. Perkins ficou várias semanas hospitalizado e enquanto se recuperava, o jovem astro em ascensão Elvis Presley lançou sua própria versão de "Blue Suede Shoes". O sucesso de Presley foi tanto, que impediu completamente Perkins de alcançar o sucesso que ele parecia estar destinado a alcançar; Carl Perkins nunca mais conseguiria o mesmo destaque no mundo da música pop. Elvis diria tempos depois, que sua gravação jamais superou a versão original de Perkins.
Além das gravações de Perkins e Presley"Blue Suede Shoes" também já foi gravada e cantada por gente que não acaba mais: Buddy Holly, Eddie Cochran, Johnny Rivers, Cat Mother & the All Night Newsboys, Black Sabbath, John Lennon and the Plastic Ono Band, Jimi Hendrix, Bruce Springsteen, The Grateful Dead, Jerry Lee Lewis, Johnny Cash, Pat Boone, Merle Haggard Conway Twitty, Bill Haley and His Comets, The Beatles em 1969, Paul McCartney, Eric Clapton, Robbie Robertson, Paul Shaffer, no Rock and Roll Hall of Fame, em 1999; Mary J. Blige, Ten Years After, Dave Clark 5, Brian Setzer, Albert King, Lawrence Welk e The Toy Dolls.

2 comentários:

roque22 disse...

Carl Perkins, Little Richard & Chuck Berry, os Verdadeiros Pais do Rock'n Roll!

roque22 disse...

Show espetacular, Carl e seus "filhos" e admiradores: Ringo, George e Clapton.