quarta-feira, 15 de maio de 2019

THE BEATLES - DIG IT - DIG IT - DIG IT - DIG IT - DIG IT - DIG IT


"Dig It" é uma música dos Beatles de apenas 50 segundos lançada no álbum “Let It Be” de 1970. É creditada a Lennon, McCartney, Harrison e Starkey. É uma das poucas músicas creditadas a todos os Beatles. As outras são "Flying" (do Magical Mystery Tour), "Suzy Parker" (do filme Let It Be), "12-Bar Original" (Anthology 2), "Los Paranoias" (Anthology 3) e a versão final de "Free as a Bird". Esta música e "Maggie Mae" aparecem no álbum Let It Be, mas não estão incluídas no “Let It Be ... Naked”, foram substituídas por "Don't Let Me Down"mas aparecem no disco bônus "Fly On The Wall"“Dig It” começou como uma composição oscilante de John chamada “Can You Dig It” que consistia em variações do título sobre um riff. A versão lançada em Let It Be era um excerto de uma jam muito mais longa em que todos os Beatles inventaram versos na hora, daí o cré­dito de composição compartilhado. Foi gravada nos últimos dias de janeiro. A versão editada de 50 segundos é parte da gravação de 26 de janeiro, que era uma sessão de doze minutos. No começo da sessão, John Lennon canta a letra principal com intervenção de Harrison, enquanto Heather ficava no vocal de fundo.
Conforme a performance ia piorando, Lennon estimulou os outros a continuar. Paul adicionou um vocal barítono de "dig it up, dig it up, dig it up" ("desenterre, desenterre, desenterre") e variantes e Lennon começou a repetir "Like a rolling stone" (Como um rolling stone), pessoa sem estabelecimento fixo, então vai para a parte das "pessoas famosas", mencionando o FBI, a CIA, a BBC, B.B. King, Doris Day e Matt Busby (treinador do Manchester United que apareceu no noticiário anunciando sua aposentadoria). Dig It, Dig It, Dig It... Entra com fade in e acaba com a frase “That was Can You Dig It? by Georgie Wood, now we’d like to do Hark The Angels Come” e emenda com “Let It Be”. A expressão “Dig it?” (Sacou?) ou "Dig it" (curta) era uma gíria muito usada na época. Georgie Wood era um anão inglês de vaudeville que se apresentava caracterizado de criança, daí a vozinha fina que John faz. “Hark the angels come” anunciando a próxima música (Let It Be) como um hino religioso.
Para Hunter Davies (biógrafo 'oficial' dos Beatles), em seu livro "As Letras dos Beatles""Dig It" é "uma música boba, com uma letra boba e sem sentido com palavras e nomes tirados da cabeça ou de jornais". E encerra ainda: "No final, John fala coisas bobas às custas de Paul. “Agora gostaríamos de tocar ‘Ark the Angels Come’ [um hino religioso]”, ele diz numa voz aguda de Georgie Wood - introduzindo a faixa seguinte, uma canção séria e sentida de Paul sobre sua mãe. Isso não foi nada gentil".

Nenhum comentário: