sexta-feira, 3 de maio de 2019

THE BEATLES - THE NIGHT BEFORE - SENSACIONAL!*****


"The Night Before" foi composta por Paul McCartney e John Lennon, gravada em Abbey Road, em fevereiro de 1965, produzida por George Martin, tendo Norman Smith como assistente. Foi lançada em agosto de 1965, no álbum "Help!" e no filme, é apresentada durante a cena no campo de batalha, filmada em Salisbury Plain, Inglaterra. Uma das características mais notáveis de "The Night Before" foi o solo de guitarra, duas faixas separadas por uma oitava e interpretadas por McCartney e Harrison. John Lennon tocou um piano elétrico Hohner Pianet, o que deu à música muito do seu impulso. Os Beatles gravaram a música em apenas duas tomadas, na tarde de 17 de fevereiro de 1965, no Studio Two, em Abbey Road, Londres. A sessão começou às 14:00 e terminou às 19:00. Os vocais principais de Paul McCartney foram duplicados. Em seguida, eles voltaram sua atenção para "You Like Me Too Much", de George Harrison.

A maior parte de “The Night Before” foi escrita por Paul, provavelmente na Wimpole Street, e ele toca tanto o baixo quanto o solo de guitarra na gravação. George faz a guitarra base e John toca piano elétrico (um Hohner Pianet 1964). Paul comentaria em 1965 que “o som instrumental dessa faixa é dos melhores que já registramos”. John acrescentaria que “Paul e George estavam tocando exatamente a mesma coisa, mas em diferentes oitavas”.“The Night Before” pode ser sobre a natureza tumultuada de sua relação com Jane Asher, mas pode muito bem ser sobre uma situação inventada. Assim como em Os Reis do lê, lê, lê, as músicas de Help! não ficam presas ao roteiro. “Acho que todas as canções de Help! já estavam escritas antes de o roteiro ficar pronto”, confirma Dick Lester. “Mandaram uma fita demo com umas 11 e eu escolhi seis de forma bem arbitrária, por achar que eu poderia fazer algo com elas. Foi bem casual mesmo e eu as encaixei no filme onde achei que fosse ficar bom.” Três meses depois da gravação, Paul e os Beatles foram filmados cantando “The Night Before” na planície de Salisbury, cercado por tropas e tanques. A planície, localizada basicamente em Wiltshire, é a sede do Centro de Treinamento do Exército, uma área de 388 quilômetros quadrados usada 340 dias por ano como campo de tiro. Texto do livro “The Beatles – Todas as músicas – Todas as letras – Todas as histórias” de Steve Turner , lançado no Brasil em 2016 pela editora Sextante.

Um comentário:

Haroldo Clarim disse...

Realmente o que faziam com dois canais de gravação era estupendo... E ouso dizer que com o aumento de canais de gravação eles passaram a não precisar mais de uma outra pessoa tocando ao mesmo tempo(Vide o primeiro disco do Paul sozinho onde ele tocou todos os instrumentos)