quarta-feira, 1 de maio de 2019

JOHN LENNON - WORKING CLASS HERO - 2019 / SEMPRE

Embora grande parte do álbum John Lennon/Plastic Ono Band tenha sido inspirado pela terapia do grito primal de Arthur Janov, pela qual John Lennon passou no verão de 1970, Working Class Hero foi igualmente influenciada pelo movimento político de esquerda e pensadores da época. Ao atingir o flashback de sua infância e dos dias de escola, Lennon percebeu que a liberdade de conformidade foi necessária em um nível pessoal, bem como social. Na música, ele denunciou as regras da família e da escola que diminuem o indivíduo e encorajou a revolução na cabeça e no coração. Working Class Hero foi parte de uma linha de canções políticas que começou com Revolution em 1968 e culminou com o álbum Some Time In New York City. O final da década de 1960 e início dos anos 70 foram momentos férteis para a agitação política, com protestos contra a Guerra do Vietnã, e a ascensão de uma nova esquerda.
Apesar de ter sido amplamente mal compreendido, é provável que o título - e de fato, a maior parte da letra - tenha um tom irônico. Lennon foi criado em uma classe razoavelmente confortável em Liverpool, mas, como em “Imagine” - do ano seguinte, estava meramente pedindo a seus ouvintes a prever uma situação alternativa, em vez de tratá-lo como um líder espiritual pregando de uma torre de marfim. A linha de fechamento "Se você quer ser um herói, apenas me siga", era claramente irônica, em vez de auto-engrandecimento.
Em 1970, Lennon estava no meio de um longo período de dúvidas e insegurança. Mal influenciado por alguns, sentiu-se inclinado a colocar-se na frente como um líder. Seduzido por elementos da Nova Esquerda, Lennon desencantou-se com a forma como se sentia em relação aos trabalhadores usados pelas classes superiores para construir a riqueza, e eram "dopados com religião, sexo e TV" para permanecerem como uma subclasse. Neste contexto, a descrição dos "malditos camponeses" era uma crítica de sua percepção da classe dominante, e não aqueles que dominavam. Os dois usos da palavra 'fucking' em Working Class Hero trouxeram algum desconforto com a gravadora EMI. Inicialmente, eles ameaçaram censurar a gravação, mas eventualmente, disseram a Lennon que não iriam permitir que a palavra fosse impressa num encarte com a letra. Lennon concordou em substituir com um asterisco, com as palavras "omisso por insistência da EMI". A canção foi uma das composições mais simples de Lennon, baseando-se em torno de três acordes e tocada em um violão acústico. Apesar do arranjo básico, Lennon negou mais tarde que Working Class Hero devesse alguma influência importante de Bob Dylan. Lennon gravou a música nos estúdios da EMI em Abbey Road entre os dias 26 de setembro e 9 de outubro de 1970. Foi produzida pelo próprio John Lennon, com Yoko Ono e Phil Spector.

Nenhum comentário: