domingo, 19 de maio de 2019

THE LOCO-MOTION – SUCESSO DESDE SEMPRE*****


"The Loco-Motion" é uma música pop de 1962 composta por Gerry Goffin e Carole King. Foi originalmente escrita para Dee Dee Sharp, mas ela deixou passar. A música é notável por aparecer no Top 5 americano três vezes, cada vez em uma década diferente: em 1962, pela cantora pop americana Little Eva (nº 1), em 1974 pela banda americana Grand Funk Railroad (nº 1) e finalmente em 1988 pela cantora australiana Kylie Minogue (nº 3). "The Loco-Motion" também foi a segunda música a chegar ao número 1 de dois musicais diferentes na América. A música anterior a fazer isso foi "Go Away Little Girl", também escrita por Goffin e King. É uma das apenas nove músicas a conseguir esse feito.

Eva Boyd, tinha 17 anos, quando foi con­tratada para ser babá do filho recém-nascido de Carole King e Gerry Goffin. Então, eles lhe pediram para gra­var uma demo. A versão de Boyd foi gravada e lançada em junho de 1962 e seu nome foi mudado para Little Eva. "The Loco-Motion" foi o primeiro lançamento da nova empresa Dimension Records, cujos lançamentos foram escritos e produzidos por Goffin e King. Ainda em 1962, a cantora francesa Sylvie Vartan gravou uma cover de "The Loco-Motion" em francês, chamada "Le Loco-motion". Essa versão de Vartan foi para o número 1 na França em 13 de outubro de 1962 e permaneceu lá por uma semana.

A banda de rock americana Grand Funk Railroad gravou uma versão cover da música em 1974, produzida por Todd Rundgren . A versão do Grand Funk da música contava com guitarras, várias camadas de harmonia e bateria pesada. Algumas estações de rádio substituíram a seção instrumental de guitarra pela repetição da ponte ("Você tem que balançar seus quadris agora"), porque os disc-jockeys acreditavam fortemente que o solo de guitarra estática era hard rock experimental demais para ser tocado em rádios comerciais. "The Loco-Motion" apareceu no álbum Shinin 'On do Grand Funk Railroad e foi lançada como single no final do inverno de 1974, chegando ao topo da Billboard Hot 100 por duas semanas em maio de 1974. Também alcançou o número 5 na Austrália, número 1 no Canadá e 11º na Alemanha.

A cantora pop australiana Kylie Minogue lançou uma versão cover da música em julho de 1987, como seu single de estreia sob o título "Locomotion". Depois de uma performance improvisada da música em um evento de caridade australiano com o elenco da novela Neighbours, Minogue assinou um contrato com a Mushroom Records para lançar a música. Esta primeira versão gravada foi lançada em 13 de julho de 1987 na Austrália, e mais tarde foi lançada no mesmo ano na Nova Zelândia, Itália e Suécia. O lançamento de 1987 de "Locomotion" foi um enorme sucesso na Austrália, terra natal de Minogue, alcançando o número 1 na parada de singles do Kent Music Report e permanecendo lá por sete semanas seguidas.

4 comentários:

Dani disse...

Um tempo atrás recebi no WhatsApp um link que encaminhava para um site onde se preenchia a data de nascimento e se descobria a música que estava em primeiro lugar nas paradas exatamente no dia em que nascemos. Essa foi a música que apareceu para mim!! A versão do Grand Funk!

Edu disse...

Uau, que sensacional! Me lembrou muito bem de quando 'bateu' em mim. Eu tinha uns 17 e estava numa 'festinha'. Saí da casinha mas nunca mais esqueci o nome dos culpados: Grand Funk Railroad! FOREVER!!!!!!

Haroldo Clarim disse...

Essa música mexe com a gente.

roque22 disse...

A lindissima Carole King fez coisas bem melhor.